Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Acidente de trabalho mata um trabalhador a cada 18 dias na Paraíba, aponta MPT

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Um acidente de trabalho acontece a cada 48 segundos, no Brasil e um trabalhador morre a cada três horas. No final desse dia, pelo menos mais oito vidas terão se “apagado”. Foram 4,6 milhões de acidentes registrados no país de 2012 até hoje, sendo quase 800 mil somente no ano passado.

Ou seja, é como se toda a população da Paraíba (formada por 4 milhões de habitantes/IBGE 2018) e mais toda Campina Grande e Região Metropolitana formada por 19 municípios (cerca de 630 mil pessoas) tivessem sofrido um acidente de trabalho nesses sete anos. O número de vítimas só ano passado no país corresponde a quase toda a população de João Pessoa (824 mil). Na Paraíba, foram registrados 3,4 mil acidentes só em 2018, com uma morte a cada 18 dias.

Os dados preocupantes são do Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho (MPT e OIT) e ainda são subnotificados. “Estudos mostram que 90% dos acidentes poderiam ser evitados se as medidas protetivas fossem respeitadas”, observou o procurador-chefe do MPT-PB, Carlos Eduardo Lima.

Para chamar a atenção da sociedade para mudar essa realidade, o MPT e vários órgãos parceiros realizam mais uma edição do movimento Abril Verde. Prédios e monumentos serão iluminados de verde, em memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho.

Lançamento nesta sexta-sexta

Na Paraíba, o lançamento aconteceu hoje, na sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-13), em João Pessoa, com palestra da ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Delaíde Arantes.

“Este ano, estamos com o objetivo de ampliar a discussão do Abril Verde para todo o Estado. Foram dezenas de municípios que aderiram ao movimento e estarão fazendo parte da programação oficial do nosso Estado, com eventos independentes, autônomos, mas que passam a mesma ideia e objetivo, inclusive com a propositura da lei municipal que institui o Abril Verde dentro do calendário oficial de eventos de cada município”, ressaltou o procurador do MPT-PB Raulino Maracajá, um dos coordenadores do movimento na Paraíba.

“É um momento de reflexão para toda a sociedade de que a prevenção conseguirá salvar vidas, diminuir os alarmantes índices de acidentes, de afastamentos, de aposentadorias e mortes precoces, de prejuízos para todas as áreas da sociedade”, acrescentou Maracajá.

“O Abril Verde tem esse objetivo de esclarecer, de trazer a temática à tona para que a sociedade (empregados, empregadores, sociedade civil em geral) perceba que no ambiente de trabalho, que é um local, hoje, que passamos mais tempo até do que nas nossas próprias casas, as pessoas estão morrendo e adoecendo, pelo simples fato de estarem trabalhando”, concluiu o procurador.

A partir da próxima segunda-feira (1º), o MPT iniciará uma campanha nas suas redes sociais, usando a hashtag “#ChegaDeAcidentesDeTrabalho”, pedindo o apoio de toda a sociedade para compartilhar os cards. Dois acidentes graves deste ano serão lembrados: o ocorrido em Brumadinho-MG (considerado o maior acidente de trabalho do país) e o ocorrido no Centro de Treinamento do Flamengo-RJ.

Segundo o procurador Raulino Maracajá, as faturas de contas de água e energia do mês de abril na Paraíba também trarão a hashtag “#ChegaDeAcidentesDeTrabalho”.

Série de 5 vídeos e spot

O MPT vai disponibilizar aos órgãos parceiros, entidades, escolas, universidades, ONGs e veículos de comunicação interessados em apoiar o movimento cinco vídeos com o tema “Não vire manchete!”. Os vídeos trazem relatos de trabalhadores vítimas de acidentes de trabalho. Serão exibidos durante os eventos no Estado, palestras em instituições públicas, empresas, escolas. Um spot de rádio também já foi gravado e será disponibilizado às rádios que quiserem apoiar o movimento.

Durante o mês de abril, várias ações serão desenvolvidas em mais de 20 municípios paraibanos, como palestras, cursos, caminhada, sessões em câmaras municipais, debates. Em João Pessoa, um passeio ciclístico será realizado no último domingo de abril (28). Uma revista da série “MPT em Quadrinhos” especificamente sobre a campanha também será distribuída.

Prédios públicos iluminados de verde

O procurador Raulino Maracajá informou que o MPT enviou ofício a órgãos públicos no Estado convidando-os a aderir ao movimento e a iluminar seus prédios de verde durante o mês de abril. O gesto é para alertar a sociedade sobre a importância desta causa e uma homenagem às vítimas de acidentes de trabalho.

Na Paraíba, a sede do MPT, em João Pessoa, já está iluminada de verde e permanecerá com a iluminação especial até o final do mês de abril. A sede do TRT, na Capital, também será iluminada mais uma vez. Em Campina Grande, o prédio do MPT também será iluminação especial.

Por que abril?

O mês de abril foi escolhido para a realização do movimento por conter duas datas importantes para o tema: 7 de abril: Dia Mundial da Saúde e 28: Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho.

Parceiros

Na Paraíba, as ações do Abril Verde serão desenvolvidas em parceria com mais de 20 instituições e órgãos parceiros.

 

DADOS – ABRIL VERDE 2019

BRASIL – Acidentes de Trabalho Registrados

4.676.605 ACIDENTES NO PAÍS

(Desde 2012 até 26/03/19, às 16h)

– 4,6 milhões de acidentes de trabalho no Brasil (de 2012 até 26/03/19, às 16h)

789 mil acidentes somente em 2018.

– 1 acidente é estimado a cada 48 segundos, no Brasil.

Mortes Acidentárias Notificadas/Brasil

17.387 MORTES NO PAÍS

DE 2012 ATÉ 26/03/19)

– 1 morte é estimada a cada 3 horas, no Brasil.

– 2.975 mortes somente em 2018.

PARAÍBA – Acidentes de Trabalho Registrados

20.245 ACIDENTES NA PARAÍBA

Desde 2012 até 26/03/19, às 16h)

3.472 de acidentes somente em 2018

Mortes Acidentárias Notificadas/PARAÍBA

141 MORTES NA PARAÍBA

Desde 2012 até 26/03/19, às 16h)

1 morte é estimada a cada 18 dias, na Paraíba.

GASTOS PREVIDENCIÁRIOS NO BRASIL

(com auxílio-doença, aposentadorias precoces por invalidez…)

R$ 80 bilhões gastos previdenciários com acidentes de trabalho e doenças laborais, de 2012 até hoje.

Fonte: Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho – OSST

 

*DADOS FILTRADOS em 26/03/2019

https://observatoriosst.mpt.mp.br/

 

OUTROS DADOS

2,7 milhões de trabalhadores e trabalhadoras morrem todos os anos, devido a acidentes de trabalho e doenças relacionadas com o trabalho, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

4% do PIB mundial – é gasto com acidentes de trabalho.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

defensoriacampina (1)

Justiça determina nomeação de assistentes sociais em concurso de Campina Grande

Cabedelo-Forte-de-Santa-Catarina-Imagem-Daniell-Mendes-16

Iphan é condenado em ação do MPF e deve aumentar segurança na Fortaleza de Santa Catarina

rest week (1)

Paraíba Restaurant Week chega à reta final em 45 restaurantes de João Pessoa

Luciene Gomes, 1

TCE dá prazo para Luciene Gomes justificar contrato de R$ 19 milhões para melhoria da iluminação pública

Animais adoção em jp

Governo promove neste sábado, em Mangabeira, feira de educação, cuidados e adoção animal

Festas

MP recomenda medidas para eventos festivos em cinco municípios paraibanos

padre egidio ex diretor hospital padre ze

Padre Egídio tem alta hospitalar e passa a cumprir prisão domiciliar

Câmara municipal de Patos

Vereadores de Patos aprovam reajuste de 70% no próprio salário, que começa a valer em 2025

Cigarros eletrônicos

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos

Draco hoje

Policial Civil é baleado durante operação para desarticular depósito de armas em Cabedelo