Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

A proposição para Bolsonaro renunciar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

 

Li a matéria segundo a qual o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) sugere que Jair Bolsonaro renuncie ao cargo de Presidente da República. Dias depois, com mais ênfase, similar sugestão foi novamente publicada, desta feita, porém, atribuindo-se sua autoria não só a Ciro Gomes, mas, também, a representantes de outras siglas partidárias como PSOL, PT, PC do B…

Aquela  sugestão viera na esteira da também  recente declaração de Bolsonaro de que “o Brasil está quebrado”, pelo que aqueles representantes partidários denunciam o presidente como “um irresponsável” que “deve assumir sua total incapacidade como gestor”.

Se com a provocação de Ciro é de estimar-se que Bolsonaro venha pouco considerar fazer uma reflexão sobre a sugestão da renúncia, muito menos a respeito refletirá com essa provocação tendo a assinatura daqueles outros representantes dos partidos já mencionados!…

Todavia, foi bom que essa provocação tenha vindo à tona, isto porque certamente Bolsonaro dela se inteirou… e se irritou (provavelmente até reagindo com palavrões dirigidos aos seus adversários políticos). E agora sabendo que há provocações dessa natureza, é de esperar-se que ele, Bolsonaro, pretendendo – como convictamente pretende – manter-se como Presidente da República, avalie o “como bem agir” para evitar ações desse tipo por parte de parte do povo que a ele cabe unir e governar.

Bolsonaro, nessa reflexão, deverá reanalisar os números de sua votação no 2º turno da eleição de 2018, lembrando-se, portanto, de que foi eleito com 55,13% dos votos válidos… votos válidos – repita-se! Quando comparados seus 57 milhões de votos ao universo do eleitorado brasileiro (147 milhões), esse percentual cai para 39%. Ou seja: precisa agir de modo  a conquistar a aprovação da maioria dos brasileiros, diferentemente de desprezar essa busca, cujos resultados têm sido, conforme pesquisas, a de que apenas um terço (1/3) da população aprova seu jeito de  governar.

Penso que essa provocação leve Bolsonaro a refletir sobre esse seu jeito de governar, e, em especial, agora em que ele observa que um seu “amigo”, Donald Trump, de estilo bem parecido que o seu, não logrou êxito em sua reeleição à presidência dos EEUU.

Penso também que Bolsonaro venha até refletir sobre o bom e esperançoso discurso que pronunciou em abril de 2019 (há quase dois anos) na Confederação Nacional dos Municípios. Foi um discurso de conclamação à união do povo brasileiro, uma conclamação aos governadores, aos  prefeitos, aos chefes dos demais Poderes em prol  de uma ação integrada pró Brasil.

Que Bolsonaro coloque em prática, pois, aquela conclamação e, assim procedendo, não cabe formalizar renúncia nenhuma ao cargo de Presidente da República. E como resultado terá o aplauso e o agradecimento da maioria  do povo brasileiro!… Claro – repito: mudando  seu jeito de governar!

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos

cejuuscararuna (1)

Núcleo de Solução de Conflitos do TJ inaugura Centro em Araruna nesta quinta-feira

amiditce (2)

Amidi e TCE discutem mecanismos de transparência na publicidade institucional

society (1)

João Pessoa sediará Torneio de Futebol Society dos Corretores de Imóveis

leobandeira

TCE-PB dá 30 dias para prefeito concluir creche em Lucena

jacksonemarcos (1)

Presidente do PT da PB explica presença na PH: “O evento era do PSB, não do PP”

UFPB-entrada-683x388

UFPB terá urnas em todos os centros de ensino nesta quinta; veja locais