Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

A prisão de Roberto Santiago: entre vaias e aplausos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Pouca gente acreditava que o empresário Roberto Santiago poderia ser preso. A descrença faz parte da nossa cultura alimentada pela seletividade da Justiça que até bem pouco tempo deixava livres os ricos e influentes e encarcerava apenas quem não tinha “costas quentes”. Nossa recentíssima história, contudo, tem mostrado que essa máxima mudou. Se não por completo, ao menos em partes. Luiz Inácio Lula da Silva, Michel Temer, José Dirceu, Joesley Batista, Pezão, Sérgio Cabral… todos foram presos. Aécio Neves não foi. Vê que a situação não mudou para todo mundo?

Mas, na Paraíba, a prisão de Santiago foi um episódio histórico. Ao longo de sua ascensão, ele arrebanhou grandes amigos e também inimizades inflamáveis.

É inegável a capacidade empreendedora de Roberto. Ele criou um dos maiores shoppings do Brasil e gera muitos empregos. Mas, também não se pode esconder que a construção do Manaíra Shopping gerou um crime ambiental, aterrou parte de uma área de mangue. A atitude, aliás, não é incomum. Em Recife, o Rio Mar também repetiu o feito. Em Porto Alegre, o Total também fica em área aterrada. Parece ser uma espécie de praxe. As autoridades processam mas, em nome do ‘impulso na economia’, fica por isso mesmo.

Mas, o que levou Roberto Santiago à prisão foi algo mais grave do ponto de vista do imaginário comum. Não tem a ver com os caranguejos do mangue, nem com os danos ao Bairro de São José. Ele é acusado de comprar um mandato de prefeito, posto à venda por Luceninha, para um amigo seu, Leto Viana. Levou o escolhido para a posse em sua Lamborghini para que não restasse dúvida de que literalmente era através dele, Roberto, que o sujeito chegava ao cargo. Depois disso, segundo a denúncia do Ministério Público, a prefeitura virou um local de negócios à agressiva maneira privada. Para dizer pouco.

Apesar de tudo isso, a prisão de Roberto Santiago não é motivo para comemoração. É um triste sinal de uma sociedade que se baliza pelo que Silvio Santos sabiamente batizou em um programa já saudoso: “Topa tudo por dinheiro”. Até para quem já tem fortuna, a possibilidade de instrumentalizar uma forma de aumentá-la, aliada à ideia de impunidade, são sedutoras demais para serem resistidas.

A prisão dele ajuda a quebrar essa lógica de que renomados advogados e dinheiro abundante no caixa seriam suficientes para evitar que a Justiça puna quem incorre em crime.

Não há motivo para alegria pela prisão do homem. Ele tem família, uma história e, como cada um de nós, merece respeito.

O sentimento que cabe é outro, impessoal, genérico, de esperança de que nossa sociedade de fato esteja mudando.

A título de exercício, a quem aplaude, recomendar-se-ia (Temer não é de todo mau) pensar o seguinte: estando no  lugar de quem achincalho, eu agiria diferente, faria a mesma coisa ou seria ainda pior?

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

meicartaz

MEI: prazo para entrega da declaração anual termina em maio

defensoriacampina (1)

Justiça determina nomeação de assistentes sociais em concurso de Campina Grande

Cabedelo-Forte-de-Santa-Catarina-Imagem-Daniell-Mendes-16

Iphan é condenado em ação do MPF e deve aumentar segurança na Fortaleza de Santa Catarina

rest week (1)

Paraíba Restaurant Week chega à reta final em 45 restaurantes de João Pessoa

Luciene Gomes, 1

TCE dá prazo para Luciene Gomes justificar contrato de R$ 19 milhões para melhoria da iluminação pública

Animais adoção em jp

Governo promove neste sábado, em Mangabeira, feira de educação, cuidados e adoção animal

Festas

MP recomenda medidas para eventos festivos em cinco municípios paraibanos

padre egidio ex diretor hospital padre ze

Padre Egídio tem alta hospitalar e passa a cumprir prisão domiciliar

Câmara municipal de Patos

Vereadores de Patos aprovam reajuste de 70% no próprio salário, que começa a valer em 2025

Cigarros eletrônicos

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos