Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

A Palavra de Deus e a Virgem Maria

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Igreja sempre viu na fé da Virgem Maria uma estreita relação com a Palavra de Deus. Uma fé simples e marcada pela total confiança nas Suas promessas. Maria sempre se colocou diante dos filhos da Igreja como um sinal de consolação, de encorajamento e de esperança. E onde ela buscou tudo isso? Na escuta atenta da Palavra de Deus, procurando comprometer sua vida com a vontade divina. E porque ela se apoiou naquela Palavra, ela pode nos indicar o caminho da fé, o caminho de Jesus. Sabemos que ela não retém para si, sua lógica pauta-se na lógica do Evangelho: sempre nos encaminhar para Deus.

O Anjo a chamou de “Cheia de Graça”. Encontremos aqui o nome mais sublime e que mais nos aproxima dela. Nossa Senhora foi chamada de Cheia de Graça porque Jesus, a Palavra do Pai, haveria de se encarnar no ventre Dela. Ela gerou o próprio Deus em sua carne, mas tornou-se mais especial por gerá-Lo na fé. A Igreja a tem como Mãe, principalmente como Mãe na fé. Ela permanece na escuta atenta da Palavra de Deus e de Sua Vontade, sempre pronta a fazer o que Deus pede. Maria é o mais alto modelo de todos os que confiam em Jesus, o amor encarnado de Deus.

O Papa Francisco usa uma expressão bastante bela para falar disso: “A Palavra de Deus faz um caminho dentro de nós”. Aqui, encontra-se o que de fato, e tão perfeitamente, se deu no coração da Virgem Maria: a Palavra do Senhor encontrou lugar dentro da existência dela. Nós a escutamos não para inchar o conhecimento, mas para que nossa vida seja verdadeiramente transformada pela graça de Deus. Precisamos deixar que a escuta atenta dessa Palavra passe pelos nossos ouvidos e pelo nosso coração, isto é, que faça o movimento da escuta para a caridade. Nossa Senhora, porque escutou a Palavra de Deus, pôde, apoiada na iniciativa da graça, forjar a maior caridade do reino dos homens: ela nos deu Jesus Cristo, Palavra do Pai e Salvador dos homens.

Devemos aprender muito da fé de Maria, uma fé orientada para as coisas de Deus. Sua vida simples sempre foi marcada pelo primado da graça de Deus. Ela sempre se voltou para o cumprimento da Sua Vontade. Para ela, as exigências de amor da Palavra de Deus não era um peso, mas a real oportunidade de estar mais perto da fonte salvadora, mais próxima do alcançável amor de Deus. Que a Virgem Maria nos tenha em seus braços, sempre a nos conduzir ao Seu Filho Jesus.

 

Dom Manoel Delson

Arcebispo Metropolitano da Paraíba

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

foccotce (1)

TCE assume coordenação do Focco-PB e presidente destaca importância do fórum

pastedecarnecomacusar (1)

Deputados aprovam pastel de carne com açúcar como patrimônio imaterial da PB

vacinaferreira (1)

Vacinação contra dengue é suspensa na Capital até que Ministério da Saúde envie novas doses

Aguinaldo Ribeiro, fonte Câmara dos Deputados

Lula defende Aguinaldo como relator da regulamentação da reforma tributária

Cícero Lucena em Mangabeira

Cícero confirma licitação para construir ponte ligando Mangabeira ao Valentina

Herman Benjamin, stj

Paraibano Herman Benjamin é eleito novo presidente do STJ

Cigarros eletrônicos

Vigilância Sanitária determina apreensão de cigarros eletrônicos em todo Estado

João Azevêdo programa

Governo inclui no PPP-PB construção de estacionamento vertical na Epitácio com 1.500 vagas

Acidente próximo ao viaduto do Forrock

Motociclista sofre parada cardíaca após acidente e é reanimado pela PRF na BR-230

Jucélio Dantas é acusado de assassinar kaliane Medeiros

Caso Kaliane: ex-namorado é condenado a 30 anos por homicídio e feminicídio