Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

A dor do esquecimento

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Quando foi receber o prêmio Nobel da Paz, em 1979, Madre Tereza fez menção a uma visita que fizera a um dos mais luxuosos asilos para idosos, na América. A beleza e o luxo deixaram-na impressionada. Contudo, algo a impactou mais ainda: os velhinhos ali colocados pelos seus filhos tinham no rosto uma profunda expressão de tristeza. Intrigada, indagou a si mesma: “por que tanta expressão de dor naquelas pessoas?”

De repente, percebeu que todos eles olhavam para uma grande porta. Curiosa, perguntou à sua acompanhante: “Por que todos olham para a mesma porta? E por que não conseguem sorrir?” A responsável pela visita respondeu-lhe: “Eles olham para aquela porta porque esperam ansiosamente a visita dos filhos, e este semblante triste que trazem no rosto é porque se sentem feridos. Acham que foram esquecidos por seus familiares.

As pessoas ao nosso redor estão famintas não só de pão, mas de afeto também. Existe uma profunda fome de amor, alegria, reconhecimento, gratidão, paz e companhia, debilitando a existência de muitos. Na verdade, por trás de tudo isso, o que existe mesmo é uma dolorosa fome por relacionamentos significativos. Fome de reconhecimento.

Todos estamos famintos. Até mesmo a pessoa mais bem alimentada traz consigo uma fome interior, no coração. Esta fome está presente no mundo todo de hoje! É a fome de significado, uma necessidade de não ser esquecida. Os asilos estão por toda parte e é preciso curar as feridas do esquecimento.

Muitos estão olhando para uma porta, exatamente aquela que lhes possibilitará sem nenhum risco de rejeição, compartilhar aquilo que eles realmente são. O desejo de um abraço sincero, de uma palavra amiga, de um gesto de carinho e de um olhar de aceitação tem deixado muitos com os olhos fixos em uma espécie de “porta de esperança”, pensando: “Quem sabe, algum dia, alguém virá visitar-me?”

Muitas casas hoje se transformaram em asilos por conta do isolamento e da frieza com que são tratadas as pessoas que ali residem. São vidas exiladas em suas próprias casas. Precisamos aprender a exercitar a memória afetiva e cuidar mais daqueles que amamos, só assim, semearemos vida e esperança nos áridos desertos da vida. Quando assim fazemos, curamos as feridas do esquecimento e transformamos asilos em espaços de vida.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

diretor-do-Hospital-Padre-Ze-o-paroco-Egidio-de-Carvalho-800x500-1-750x375

Padre Egídio consegue prisão domiciliar, mas terá que usar tornozeleira

Vacina dengue

João Pessoa amplia público-alvo para vacina contra a dengue

Octávio Paulo Neto, promotor, coordenador do Gaeco

Coordenador do Gaeco explica medidas alternativas para Padre Egídio: “O processo penal não é vingança”

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por oferecer drogas e estuprar menina de 11 anos

Wladimir Costa, ex-deputado federal, foto Câmara dos Deputados

PF prende ex-deputado federal conhecido por tatuar nome de Temer no ombro

Bruno Cunha Lima durante reunião

Prefeitura de CG assina acordo e garante corrida gratuita na Uber para mulheres vítimas de violência

PM, 6acipm

PM frustra novos crimes em Cabedelo, prende três e apreende armas

Vacina contra dengue e gripe

Prefeitura alerta sobre importância da prevenção contra dengue

Dinheiro e calculadora

Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos

Padre Egídio preso

Gaeco dá parecer favorável à prisão domiciliar de Padre Egídio