Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

A complementariedade das mídias

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Antes de o jornal Correio da Paraíba divulgar (como o fez na página B/6 de sua edição de 10 de fevereiro corrente) que “Jornais impressos têm maior impacto publicitário entre todos os meios de comunicação”, já havíamos lido, uma semana atrás, parte do estudo da empresa alemã Score Media a respeito deste assunto. Esse estudo tem por base uma pesquisa, chamada “Factor Print”, que auscultou 7,5 mil pessoas para avaliar, diante das evidentes mudanças de hábito “em favor do cotidiano online”, como os impressos (jornais e revistas) influenciam na memória publicitária. Claro que, mesmo com a pesquisa tendo por foco o aspecto publicitário, seus resultados abrangem a mídia impressa em sua totalidade, ou seja, também relativamente às matérias noticiosas e às opinativas. Idem em relação às estritamente sócioculturais.

Essa pesquisa aponta que os impressos seriam lidos com mais atenção, “enquanto as consultas via internet denotam uma atenção mais fugaz”. E isto nos remete a um artigo assinado pelo antropólogo Luiz Marins, que o titulou de “A uberização da informação e os protestos da imprensa taxista”, artigo este que nos foi encaminhado por um amigo que comunga da mesma ideia de Marins, segundo a qual “a imprensa tradicional envelheceu e, como as pessoas de hoje, não quer admitir que ficaram ultrapassadas”. Dissemos a esse amigo que Marins atua bem mais como palestrante motivacional e, como tal, procura mostrar-se mais moderno do que realmente é. A Marins convém, pois, mais valorizar a mídia digital, sem querer admitir – como certa vez destacou uma das diretoras da Folha de São Paulo, jornalista Maria Cristina Frias – que os meios da mídia, os modernos e os tradicionais, são complementares!

Muito mais há para dizer. Porém, para concluir, não podemos deixar de reproduzir o que o Correio da Paraíba destacou naquele informe do dia 10 de fevereiro, como trecho da declaração do diretor administrativo da Score Media, Carsten Dorn: – “O jornal de assinatura (o impresso) em um mundo cada vez mais agitado é um oásis de calma e de desaceleração, oferecendo informação série e credível”.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

meicartaz

MEI: prazo para entrega da declaração anual termina em maio

defensoriacampina (1)

Justiça determina nomeação de assistentes sociais em concurso de Campina Grande

Cabedelo-Forte-de-Santa-Catarina-Imagem-Daniell-Mendes-16

Iphan é condenado em ação do MPF e deve aumentar segurança na Fortaleza de Santa Catarina

rest week (1)

Paraíba Restaurant Week chega à reta final em 45 restaurantes de João Pessoa

Luciene Gomes, 1

TCE dá prazo para Luciene Gomes justificar contrato de R$ 19 milhões para melhoria da iluminação pública

Animais adoção em jp

Governo promove neste sábado, em Mangabeira, feira de educação, cuidados e adoção animal

Festas

MP recomenda medidas para eventos festivos em cinco municípios paraibanos

padre egidio ex diretor hospital padre ze

Padre Egídio tem alta hospitalar e passa a cumprir prisão domiciliar

Câmara municipal de Patos

Vereadores de Patos aprovam reajuste de 70% no próprio salário, que começa a valer em 2025

Cigarros eletrônicos

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos