Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

A cada 34 horas um suicídio é registrado na Paraíba e deputada faz alerta

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Cargas altas de cobranças, horas exaustivas de trabalho e tantos outros fatores podem contribuir para o surgimento de uma doença silenciosa que afeta pessoas de todas as faixas etárias: a depressão. De acordo com o Sistema de Informação sobre Mortalidade da Secretaria Estadual de Saúde (SIM/SES), na Paraíba, a cada 34 horas um caso de suicídio é registrado.

A deputada estadual Camila Toscano (PSDB), autora da Lei 11.152/18, que cria o Dia Estadual de Prevenção e Combate à Depressão, em 12 de março, alerta para necessidade do debate sobre a doença. “Estamos falando de uma doença que atinge desde a criança ao idoso e que ainda há pouca discussão sobre o assunto. É necessário que haja um processo educacional para abordagem desse tema na sociedade e que este deixe de ser um tabu”, afirma.

A data 12 e março foi escolhida devido ao suicídio, no ano passado, de uma ex-atleta do time de vôlei que a parlamentar faz parte em João Pessoa. “Uma mulher jovem e cheia de vida, mas que infelizmente não recebeu a atenção necessária e acabou colocando um fim a sua própria vida devido a uma depressão”, contou.

Para tucana, o assunto merece mais atenção. “Precisamos entender o que é a depressão, como ela afeta a vida de uma pessoa e identificar sinais da doença para podermos ajudar quem sofre desse grave problema que atinge cada vez mais os paraibanos. Isso só é possível por meio de campanhas de conscientização que mostrem a nossa sociedade que falar da depressão mais do que importante é necessário”, reflete Camila.

Dados – Segundo um levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS), divulgado 2018, os casos de depressão estão aumentando globalmente – 18,4% –, e as estimativas são de que até 2020 essa será a patologia mais incapacitante de todo mundo.

Por ano, uma média de 11 mil pessoas tiram a própria vida no país. De acordo com o primeiro boletim epidemiológico sobre suicídio, divulgado em 2017 pelo Ministério da Saúde, entre 2011 e 2016, 62.804 pessoas tiraram suas próprias vidas no Brasil, 79% delas são homens e 21% são mulheres.

A taxa de mortalidade por suicídio entre os homens foi quatro vezes maior que a das mulheres, entre 2011 e 2015. São 8,7 suicídios de homens e 2,4 de mulheres por 100 mil habitantes.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

90101644-eef1-470c-865b-76d15822810a

Ministra das Mulheres participa de sessão um dia após “equívocos” do presidente da AL

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos

cejuuscararuna (1)

Núcleo de Solução de Conflitos do TJ inaugura Centro em Araruna nesta quinta-feira

amiditce (2)

Amidi e TCE discutem mecanismos de transparência na publicidade institucional

society (1)

João Pessoa sediará Torneio de Futebol Society dos Corretores de Imóveis

leobandeira

TCE-PB dá 30 dias para prefeito concluir creche em Lucena

jacksonemarcos (1)

Presidente do PT da PB explica presença na PH: “O evento era do PSB, não do PP”