Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Leonardo Gadelha defende Base Naval na Paraíba

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O deputado estadual Leonardo Gadelha disse em entrevista na manhã de hoje que pretende lutar pela construção de uma Base Naval em território paraibano. O parlamentar comentou que o país conta com apenas uma Base, localizada no Rio de Janeiro, e já se faz necessária uma outra.

Leonardo lembrou que a tragédia com o voo AF447, da Air France, deixou clara a necessidade de uma nova Base no Brasil. “O próprio ministro Nelson Jobim afirmou ser necessária uma nova Base no Norte do país”. O parlamentar acredita que a Paraíba pode sair na frente e reivindicar a instalação no estado.

“É essa necessidade de uma Base Naval na região Norte/Nordeste que me faz crer que podemos lutar para a Paraíba seja escolhida. Temos uma posição geográfica privilegiada, próximos da África e da Europa; nossas águas são plácidas, favoráveis a um equipamento da natureza de uma Base Naval; por terra estamos no centro entre Fortaleza e Salvador, entre o Oiapoque e o Chuí”.

Outro fator considerado por Leonardo Gadelha é a necessidade de atrair para a Paraíba uma obra de grande porte e com possibilidade de gerar desenvolvimento para o estado. “Acabamos por perder espaço no processo de desenvolvimento do Nordeste nos últimos anos. Pernambuco recebeu uma refinaria e tem um dos portos mais modernos do país. O Rio Grande do Norte terá em breve o maior terminal aéreo de cargas do Brasil e os estados do Maranhão e do Ceará receberão siderúrgicas. A Paraíba precisa ser contemplada também nesse processo”.

Para Gadelha, a Base Naval traria benefícios desde a construção até o efetivo funcionamento. “Já na fase de construção iríamos movimentar o setor de serviços, geraríamos emprego e renda. Com a Base em funcionamento teríamos a dinâmica natural de um equipamento que contará com investimentos vultosos gerando riquezas para o estado. A simples movimentação de navios já traria resultados significativos”.

Um dos pontos-chave nessa luta é o engajamento da população. Leonardo disse esperar o apoio da sociedade para que a luta tome corpo e possa chegar com mais rapidez e respaldo em Brasília. “Os paraibanos precisam conhecer a ideia e entender a importância da nossa reivindicação. A partir daí tenho certeza que essa será uma bandeira como a da luta pelo porto de Cabedelo ou pela Transposição, que nasce quase que como uma utopia, mas com a união de forças se torna realidade”.

Leonardo adiantou que já discutiu a ideia com o deputado federal Marcondes Gadelha, de quem recebeu apoio. “O deputado Marcondes Gadelha foi há até pouco tempo presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados e disse saber da necessidade de uma nova Base Naval para o país. Ele já assumiu a condição de interlocutor da Paraíba em mais esse desafio”.

Ainda não há sequer projeto para a instalação dessa nova Base, “também por isso acredito que a Paraíba precisa se fazer ouvir agora. Conseguindo levar adiante esse movimento poderemos sim sensibilizar o ministro da Defesa o presidente da República para que seja instalada na Paraíba a nova Base Naval brasileira”. Leonardo faz questão de salientar que vivemos um momento de conjunção de fatores que pode ser determinante nessa batalha. “Não podemos perder tempo e espero contar com todos os setores da sociedade nessa luta que, tenho fé, será vitoriosa”.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Morre aos 95 anos ator paraibano José Santa Cruz

Morre ator paraibano José Santa Cruz, ex-integrante do Zorra Total e dublador do Dino