Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Prefeitura de Cabedelo distribui kit enxoval para gestantes do município

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
A prefeitura Municipal de Cabedelo, através da Secretaria de Ação e Inclusão Social (Semais), realizou, ontem (19), mais um evento do Programa Mãe Cabedelo, com distribuição de kit de enxoval às mães e gestantes carentes do município. Quarenta mulheres foram contempladas e tiveram a oportunidade, ainda, de assistir palestras sobre cuidados pré-natal e aleitamento materno.  
 
O Programa Mãe Cabedelo é mais uma parceria entre Governo Federal e o Município de Cabedelo, de caráter continuado, cujos recursos são oriundos do Tesouro Municipal. Desde novembro de 2013, na atual gestão municipal, o programa vem sendo redimensionado, focando em prioridades conforme demandas reais das comunidades, e contando com a participação e apoio de entidades representativas.
 
“É com orgulho que vemos a dedicação de todos os que fazem a Semais em prestar serviços cada vez melhores, entendendo as reais necessidades da população carente do município, ajudando a gestão de Leto Viana a cumprir com importantes compromissos sociais”, destacou a primeira dama, vereadora Jacqueline Monteiro.
 
Em 2013, foram distribuídos 280 kits enxoval. Esse ano, de acordo com a Semais, a expectativa é que o programa repasse mais de 400, porém, o orçamento municipal para 2015 deverá aumentar esses números para perto das 800 unidades.
 
“Desde o início, assumimos o compromisso de dialogar com as comunidades, através de seus representantes e lideranças, o que tem nos ajudado muito a direcionar os benefícios de vários programas às pessoas realmente carentes. Também melhoramos sobremaneira o controle e a eficiência na administração dos serviços que prestamos, com a realização de palestras, cursos e orientações”, ressaltou Euzo da Cunha Chaves, à frente da Semais.
 
Para as mulheres beneficiadas com o programa, resta o agradecimento pela atenção que o poder executivo municipal vem tendo com elas. “Foi muito bom para mim e minha filha esse presente, que a gente vê que foi feito com cuidado e carinho. Agradeço muito”, destacou Palmíria Souza, que mora no bairro do Poço e fez questão de ir receber o importante benefício.
 
Kits – O kit enxoval é destinado às gestantes a partir do sexto mês de gravidez, orientadas e encaminhadas pelos Postos de Saúde da Família (PSFs), e que se submetem ao exame pré-natal. Cada gestante pode receber até dois kits, sendo o segundo até dois meses após o nascimento do bebê. O kit consta de 2 bolsas, 2 pacotes de fraudas de pano,  1 kit mijão; 1 kit de camisetas; 1 lençol com fronha; 2 cueiros; 1 par de meias; 1 saboneteira, 1 sabonete e 1 banheira plástica.
 
Para ter acesso ao benefício, as gestantes no 6º mês, encaminhadas pelos PSFs, devem levar cópias de identidade, CPF, comprovante de residência (luz e água) e cartão pré-natal. Caso seja menor de idade, a gestante deve ir acompanhada de algum responsável maior, o qual deve levar os documentos acima referidos.
 
As gestantes residentes entre o bairro de Camboinha e Centro devem se dirigir ao Serviço Social da Semais. As residentes em outras localidades devem procurar o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do bairro do Poço. No entanto, a própria Assistência Social dos Postos de Saúde pode emitir parecer para um ou outro setor.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Morre aos 95 anos ator paraibano José Santa Cruz

Morre ator paraibano José Santa Cruz, ex-integrante do Zorra Total e dublador do Dino