Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Associação de Mutuários alerta para ‘armadilhas’ do Feirão

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Caixa Econômica Federal (CEF) está realizando até hoje, no Espaço Cultural José Lins do Rego, a 5ª edição do Feirão Caixa da Casa Própria. A expectativa da Caixa é movimentar durante os três dias de evento recursos da ordem de R$ 50 milhões e, para atrair o consumidor, são ofertadas vantagens, prazos e condições especiais.

Apesar das facilidades salientadas pela Caixa, o presidente da Associação Nacional de Mutuários e Moradores (ANMM), Décio Esturba, afirma que comprar a casa própria em ações desse tipo pode esconder algumas armadilhas. “É preciso ter muito cuidado com essas ofertas ditas irrecusáveis e que, na verdade, trazem uma grande dor de cabeça para os cidadão”.

Segundo ele, a principal armadilha é com relação aos imóveis usados e a explicação está no fato de que a maioria se trata de bens leiloados. Na prática, a CEF já pôs em leilão o imóvel de um mutuário que não conseguiu as prestações e quer repassar para uma outra pessoa. Como geralmente os primeiros proprietários ainda não deixaram a residência, o novo mutuário pode ter sérios problemas para conseguir morar lá.

Com relação aos imóveis novos, o problema mais grave está na elevada taxa de juros, inconveniente já conhecido dos mutuários com contratos regidos pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

Segundo Esturba, os juros praticados chegam até 12,5% e somados a outras tarifas, podem significar prestações impagáveis com o passar dos anos. “Essa questão dos juros, aliás, é o maior problema dos contratos habitacionais, visto que, se a maior parte dos recursos para habitação vem do FGTS – que chega aos bancos a 3% – e são repassados ao consumidor por até 12,5%, onde está a finalidade social disso? Não existe, uma vez que os agentes financeiros estão visando apenas o lucro”, alerta Esturba.

Para não se deixar levar por impulso e se arrepender depois, a Associação Nacional dos Mutuários e Moradores (ANMM) orienta que futuro mutuário analise bem todas as informações a respeito da casa que pretende comprar. Ele deve observar se ela está desocupada, se já foi leiloada, se não tem pendências judiciais que a envolvam, etc.

Quem quiser tirar mais dúvidas com relação a essa e outras questões, pode procurar uma das unidades da ANMM, que tem escritórios em João Pessoa (PB), Recife (PE) e Natal (RN). Na capital paraibana, a Associação fica na Av. Coremas, 310- Centro. O telefone é (83) 3241-1148.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Morre aos 95 anos ator paraibano José Santa Cruz

Morre ator paraibano José Santa Cruz, ex-integrante do Zorra Total e dublador do Dino