Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Autoridades prestigiam marco do Parlamento Metropolitano

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Prefeitos, vereadores e secretários dos municípios polarizados pela Capital prestigiaram, na manhã de hoje, a cerimônia de instalação do Parlamento Comum da Região Metropolitana de João Pessoa (Parlacrem-JP). Durante a solenidade, realizada no Teatro Santa Roza, os membros da Comissão Executiva e do Conselho Fiscal do Parlamento tomaram posse. Também participaram do evento o vice-governador da Paraíba, Luciano Cartaxo (PT), o deputado federal Armando Abílio (PTB) e os deputados estaduais João Gonçalves (PSDB), Branco Mendes (DEM) e Rodrigo Soares (PT).

O vereador Tavinho Santos (PTB), de João Pessoa, tomou posse como presidente do Parlacrem, e disse que um dos objetivos dessa organização é criar núcleos de desenvolvimento em cada município, aproveitando ao máximo as potencialidades de cada um deles. “O Parlamento será um grande fórum de discussões permanentes sobre políticas públicas nas áreas de educação, saúde, infra-estrutura, turismo, habitação, entre outras”, definiu.

“Queremos contribuir para a construção de um projeto sócio-econômico para o estado com obras e ações que beneficiem a população. O objetivo é mudarmos as práticas políticas”, garantiu Tavinho, que disse ainda que o Parlacrem vai lutar junto com os prefeitos e secretários para trazer mais investimentos para os municípios.

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Durval Ferreira (PP), disse que os municípios da Região Metropolitana da Capital passaram por um intenso processo de urbanização nos últimos anos, o que provocou mudanças significativas nessas áreas. “Existem problemas comuns a esses municípios que só podem ser sanadas com medidas integradas. As potencialidades dessas cidades também podem ser melhor exploradas com ações conjuntas, e eu acredito que o Parlacrem veio para promover essa integração”, avaliou Durval.

O prefeito da Capital, Ricardo Coutinho (PSB), destacou o protagonismo dos vereadores na política paraibana. “O vereador é o ente político mais próximo da comunidade e por isso tem uma visão diferenciada dos problemas que afligem a sociedade. A criação deste Parlamento vai possibilitar que se tenha uma visão macro dos problemas e soluções que envolvem os municípios. Algumas questões, como a saúde, não podem mais ser tratadas de maneira isolada, e o Parlacrem veio suprir essa lacuna”, disse o prefeito.

Ricardo parabenizou a iniciativa de fundar o Parlamento que, de acordo com ele, não é um fórum deliberativo, nem tem poderes executivos, mas chama para si a responsabilidade de formular políticas para uma grande cidade que se constrói. “Precisamos aplicar políticas públicas que elevem a qualidade de vida dos cidadãos e utilizar o planejamento como instrumento fundamental para o desenvolvimento das nossas cidades”, defendeu.

O vice-governador Luciano Cartaxo (PT) disse que o governo estadual está otimista em relação aos debates que surgirão a partir do Parlacrem.

Reunião – A primeira reunião administrativa do Parlacrem está agendada para a próxima sexta-feira, 12, às 11h, na sede do PTB, localizada à Rua Camilo de Holanda, no Centro da Capital. Na oportunidade, os membros do Parlamento vão definir o calendário das sessões ordinárias e a pauta de discussões, que deve priorizar três pontos: a construção do binário de Bayeux, na Avenida Liberdade; a questão da segurança pública, em Santa Rita; e o problema de abastecimento de água que envolve os municípios de Conde e Alhandra.

O Parlacrem – O Parlacrem é composto por parlamentares representantes dos municípios de João Pessoa, Bayeux, Santa Rita, Cabedelo, Conde, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Mamanguape, Rio Tinto, Alhandra e Pitimbu. A Comissão Executiva do Parlacrem tem um mandato de dois anos, sendo proibida a reeleição dos seus membros para o mesmo cargo. Ela é incumbida dos trabalhos deliberativos e dos serviços administrativos do Colégio de Comissões e do Colegiado Pleno. São membros titulares os seguintes vereadores: Tavinho Santos (PTB), de João Pessoa, presidente; Ednaldo Pereira (PR), de Santa Rita, primeiro-vice-presidente; Mizael Martinho (DEM) – Fofinho, de Bayeux, segundo-vice-presidente; José Muniz (PSDC), do Conde, primeiro-secretário; Rivaldo Júnior (PR), de Cruz do Espírito Santo, segundo-secretário; Manoel Ferreira (DEM), de Alhandra, primeiro-tesoureiro; e Marquinhos Frazão (PSB), de Mamanguape, segundo-tesoureiro.

Já o Conselho Fiscal é constituído por três membros: Ricardo Félix (PT), de Cabedelo; Irmão Elias (PSB), de Lucena; e Marlysson Costa (PSDB), de Cruz do Espírito Santo; e seus respectivos suplentes: Otávio Bernardino (PPS) e Edson Silva (PHS) – Edinho, de Santa Rita, e José Eraldo (PSB) – Lico, de Bayeux.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

gusfavo1

Candidato de 30 anos morre ao passar por exame físico do concurso da PM

pbtur1 (1)

Governo da Paraíba impulsiona o turismo com ações estratégicas de divulgação

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa narra agressão cometida por 7 homens e pedrada na cabeça; ouça

joaoazevedoclose

João Azevêdo destaca investimentos na educação no lançamento do programa Pé-de-Meia na PB

concursouni

Governo decide adiar provas do 1º Concurso Nacional Unificado

terezinhacamilo (1)

Ministro da Educação sinaliza que Terezinha será confirmada como reitora da UFPB

Francisco de Assis Rodrigues de Lima, prefeito de Cajazeirinhas

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Festa Junina

MP recomenda medidas para garantir segurança e meio ambiente no São João de Monteiro

Cícero e Janine Lucena

Cícero explica que mandado contra Janine foi motivado por ligação desconhecida

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por participar de rinha de galos e ameaçar deputada