Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Agevisa alerta sobre proibição de medicamento e de malhas compressivas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Estão suspensos o comércio e o uso do lote 438569 do medicamento Claritromicina 250mg/5ml para suspensão oral, fabricado pela empresa EMS S/A, e a fabricação e distribuição das malhas de compressão modelo Iris Compressiva e Modelle Skin (linha Fio Emana, fabricadas respectivamente por Mendonça & Salomão Ltda e Claudioneia Dadas de Oliveira Confecções Epp).

Em análises laboratoriais, a Fundação Ezequiel Dias constatou que o lote em questão de Claritromicina tem teor insatisfatório do seu princípio ativo. Já no caso das malhas de compressão não havia registro dos modelos, nem autorização de funcionamento dos fabricantes.

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa/PB) divulgou em seu site orientações a serem tomadas pelas gerências regionais e pelas Vigilâncias Sanitárias municipais. As determinações são da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em resoluções publicadas no Diário Oficial da União da última sexta-feira (24), disse a engenheira  Glaciane Mendes, diretora geral da Agevisa.

Sem efeito – A Agevisa/PB informou da proibição, por parte da Anvisa, da fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e uso das malhas de compressão modelo Iris Compressiva (confeccionado em malha de compressão média, com 90% de poliamida e 10% de elastano, fabricado pela empresa Mendonça & Salomão Ltda.) e Modelle Skin da Linha Fio Emana, fabricada pela empresa Claudioneia Dadas de Oliveira Confecções Epp.

O material de divulgação do modelo Iris Compressiva alegava indicação terapêutica no tratamento e prevenção de quelóides, gorduras localizadas, celulites, ativação da circulação sanguínea periférica, mas nenhuma destas propriedades foi comprovada após análise do produto, conforme texto divulgado no portal da Anvisa. Já o material relacionado à malha de compressão Modelle Skin da Linha Fio Emana alegava, também sem comprovação, indicações de eliminar toxinas do organismo, reduzir dores musculares, reumáticas, melhorar a circulação sanguínea, agilizar a cicatrização de ferimentos e cortes cirúrgicos, a ainda promover o equilíbrio térmico.

Somente um lote proibido – Para evitar confusões em relação ao medicamento Claritromicina 250mg/5ml grânulos para suspensão oral, fabricado pela EMS S/A, o gerente técnico de inspeção e controle de medicamentos e produtos da Agevisa/PB, Sérgio de Vasconcelos Brindeiro, explicou que a proibição refere-se apenas ao lote 438569, descrito na RE nº 198/2014 da Anvisa.

Ele disse que a Anvisa determinou, na própria resolução, que a empresa EMS S/A recolha o estoque existente no mercado.

“A suspensão e o recolhimento são de responsabilidade da indústria e das distribuidoras de medicamentos, que fazem o rastreamento através das notas fiscais e números de lotes em cada nota fiscal. O papel da Agevisa, nesse processo, é de informar, por intermédio do seu site e por meio de comunicações às gerências regionais e visas municipais, sobre o teor das resoluções da Anvisa”, enfatizou.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

fernando_sastre_filho-motorista porsche SP

Justiça manda prender motorista de Porsche que causou acidente em São Paulo

joaoelucas (1)

ODE 2024: João Azevêdo abre ciclo de audiências públicas em Cuité

gusfavo1

Candidato de 30 anos morre ao passar por exame físico do concurso da PM

pbtur1 (1)

Governo da Paraíba impulsiona o turismo com ações estratégicas de divulgação

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa narra agressão cometida por 7 homens e pedrada na cabeça; ouça

joaoazevedoclose

João Azevêdo destaca investimentos na educação no lançamento do programa Pé-de-Meia na PB

concursouni

Governo decide adiar provas do 1º Concurso Nacional Unificado

terezinhacamilo (1)

Ministro da Educação sinaliza que Terezinha será confirmada como reitora da UFPB

Francisco de Assis Rodrigues de Lima, prefeito de Cajazeirinhas

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Festa Junina

MP recomenda medidas para garantir segurança e meio ambiente no São João de Monteiro