Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Estado desenvolve estratégia para divulgar potencialidades

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
A criação de um Núcleo de Atração de Investimentos e do programa Paraíba business pelo governo do Estado resultou em novas estratégias para divulgar potencialidades paraibanas que pudessem atrair do Brasil e de outros países. Segundo Marcos Procópio, a mudança na forma de divulgar o Estado com a finalidade de atrair investimentos foi um grande desafio, mas que tem dado resultados. 
 
“Internamente, havia ainda um modelo utilizado por décadas, onde os incentivos locacionais (terrenos, galpões) e os incentivos fiscais eram a única moeda de troca nesta busca por empregos para os paraibanos. O nível de complexidade na construção de variáveis para tomada de decisão de investimentos no modelo globalizado envolve uma série de variáveis que precisa ser colocada na nossa proposta onde a força de trabalho entra no centro da questão”, afirmou.
 
Segundo ele, faltava foco na atração de investimentos, fazendo com que o estado atuasse sem fortalecimento de cadeias especificas. Por isso, foram adotados quatro eixos que mostrassem a competitividade da Paraíba. São eles os recursos humanos, a qualidade de vida, custo competitivo e localização estratégica.
 
Solução de gargalos e acompanhamento
 
Já em relação aos setores da economia paraibana escolhidos para maior atuação estão o de couro e calçados, tecnologia da informação (que inclui call Center), energia e turismo. Marcos Procópio esclareceu que diversas empresas estão sendo contactadas e trabalhadas para virem para o Estado. Para garantir a vinda das empresas, o trabalho passa pelo contato formal, levantamento das necessidades da empresa, solução dos gargalos e acompanhamento desta solução. 
 
“Não adianta somente receber as empresas, fazer o contato e aguardar a resposta. Tem que se entender seu processo produtivo. Quais são suas dificuldades e necessidades? De que maneira o Estado pode intervir na solução em apontar caminhos e acompanhar suas soluções de forma colaborativa? Esta é a melhor forma de levarmos estas empresas para o interior da Paraíba. Ou seja, gerando cumplicidade institucional com todos os atores presentes em nosso Estado, desde governos, sindicatos, organizações de classe, sistema S, universidades e escolas técnicas. O nosso povo é nossa grande força na atração de investimentos, não benefícios fiscais e locacionais”, frisou Marcos Procópio.
 
De acordo com o secretário de Indústria e Comércio, é necessário um ambiente cada vez mais de cooperação. “É a nossa única saída a fim de enfrentar esta nova dinâmica moderna. As variáveis sociais, econômicas, educacionais estão praticamente todas presentes em nosso Estado. Precisamos apenas organizá-las e colocá-las em comunicação constante. Temos um grande potencial, uma nova era econômica nos espera. Acredito muito no poder de um  grupo de pessoas organizadas e motivadas com um ideal em comum”, afirmou.
 
 
Correio da Paraíba

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

joaoelucas (1)

ODE 2024: João Azevêdo abre ciclo de audiências públicas em Cuité

gusfavo1

Candidato de 30 anos morre ao passar por exame físico do concurso da PM

pbtur1 (1)

Governo da Paraíba impulsiona o turismo com ações estratégicas de divulgação

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa narra agressão cometida por 7 homens e pedrada na cabeça; ouça

joaoazevedoclose

João Azevêdo destaca investimentos na educação no lançamento do programa Pé-de-Meia na PB

concursouni

Governo decide adiar provas do 1º Concurso Nacional Unificado

terezinhacamilo (1)

Ministro da Educação sinaliza que Terezinha será confirmada como reitora da UFPB

Francisco de Assis Rodrigues de Lima, prefeito de Cajazeirinhas

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Festa Junina

MP recomenda medidas para garantir segurança e meio ambiente no São João de Monteiro

Cícero e Janine Lucena

Cícero explica que mandado contra Janine foi motivado por ligação desconhecida