Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Vara de Cabedelo volta a funcionar nesta terça-feira

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
O Poder Judiciário da Paraíba cumpre mais uma meta anunciada pela presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, no tocante a busca por maior celeridade nos processo judiciais, dentro das ações previstas para os 100 primeiros dias da atual gestão. A ação diz respeito ao restabelecimento do funcionamento da 5ª Vara Mista da comarca de Cabedelo, que será reaberta nesta terça-feira (19), após passar por obras de reestruturação.
 
A intervenção, iniciada há 40 dias, contempla as novas varas criadas em janeiro deste ano, mas que não estavam atendendo as demandas por falta de estrutura. A partir de tal realidade, um ato da Presidência do TJPB determinou o fechamento temporário dessas unidades da Justiça para que as mesmas passassem por um processo de reestruturação física e de equipamentos.
 
As obras estruturantes estão sendo tocadas em outras seis varas, sendo cinco na comarca de Campina Grande e, uma, na comarca de Cajazeiras. O Tribunal de Justiça está trabalhando para que as demais unidades possem a funcionar o mais breve possível. As informações foram prestadas pelo juiz auxiliar da Presidência, Antônio Silveira Neto.
 
O Tribunal de Justiça avança em outras frentes, dando seguimento a iniciativas previstas no pacote de ações dos 100 primeiros dias da atual gestão, a exemplo do projeto “Justiça em Dia”, que está imprimindo novo ritmo aos julgamentos de processos que tramitam no Tribunal do Júri e nas varas de Execuções Penais do Estado.
 
Outra importante ação que está em plena expansão é o “Justiça em seu bairro – Mulher merece respeito”, que está levando às comunidades de João Pessoa palestras educativas voltadas a conscientizar o público para a necessidade urgente de se acabar com a violência contra a mulher. A Lei Maria da Penha, por exemplo, está sendo mais difundida, a partir de debates sobre o tema e através de distribuição de material informativo.
 
A atual gestão também quer diminuir a distância que ainda existe entre Poder Judiciário da sociedade civil organizada. Para tanto, será lançado em breve o projeto “Conhecendo o Judiciário”, através do qual os magistrados irão aos bairros da Capital, ao tempo em que será ofertado ao público a oportunidade de visitas acompanhadas ao Tribunal de Justiça e demais órgãos da estrutura judiciária do Estado.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Morre aos 95 anos ator paraibano José Santa Cruz

Morre ator paraibano José Santa Cruz, ex-integrante do Zorra Total e dublador do Dino