Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Batinga cobra do Estado que ração seja distribuída no Cariri

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
O deputado estadual Carlos Batinga (PSC) apresentou requerimento na Assembléia Legislativa da Paraíba (ALPB) solicitando que a Casa de Epitácio Pessoa cobre ao Governo do Estado, através da secretaria estadual de Infraestrutura, a regularização da distribuição da foragem tipo silagem aos produtores rurais nos municípios do Cariri paraibano atingidos pelos efeitos da estiagem.
 
No requerimento, Batinga ressalta que a Paraíba enfrenta a maior seca dos últimos 80 anos e que a estiagem vem provocando a dizimação de quase todo rebanho de caprinos, bovinos e ovinos, no semi-árido, com reflexo maior no cariri, curimatau e sertão. “O Governo do Estado anunciou um programa de distribuição de forragem, na tentativa de salvar o restante do rebanho, fato que não está acontecendo, com a regularidade esperada”, lamentou.
 
Batinga acrescentou que, em alguns municípios do Cariri, exemplo de Parari, São José dos Cordeiros, Gurjão, Santo André e Caraúbas, a distribuição da ração ocorreu pela ultima vez no mês de novembro do ano passado. De acordo com o deputado, o fato só demonstra a falta de gestão do programa por parte do Estado.
 
“Para ter uma dimensão do problema, é bastante citar que as cidades de Parari, São José dos Cordeiros, Gurjão, Santo André e Caraúbas, no cariri paraibano, a ultima distribuição aconteceu em novembro de 2012, enquanto na cidade de Serra Branca, a distribuição ocorreu na primeira semana de dezembro de 2012, o que mostra a completa falta de gestão na distribuição da ração, que deveria ser distribuída com maior celeridade e regularidade possível na tentativa de salvar o restante do rebanho faminto”, afirmou.
 
Torta de Algodão e Farelo de Soja – Além da distribuição da forragem, o deputado também apresentou requerimento cobrando da Empasa (Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas) a ampliação da distribuição de Torta de Algodão e Farelo de Soja nos municípios de Serra Branca, Boqueirão e Taperoá. 
 
O deputado explicou que atualmente a aquisição e distribuição dos dois produtos subsidiados pelo Estado vem acontecendo apenas nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Monteiro e Patos, o que prejudica vários municípios da região do Cariri. 
 
“Como de forma de descentralização, para o melhor atendimento aos agricultores da região do cariri paraibano, solicitamos a Empasa que sejam criados novos pontos de distribuição e aquisição da torta de algodão e farelo de soja nas cidades de Boqueirão, Serra Branca e Taperoá, facilitando desta maneira o deslocamento dos produtores. A medida vai contribuir para um melhor fluxo de distribuição na região e maior redução do custo do transporte dos pequenos produtores de cada comunidade”, sustentou.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

gusfavo1

Candidato de 30 anos morre ao passar por exame físico do concurso da PM

pbtur1 (1)

Governo da Paraíba impulsiona o turismo com ações estratégicas de divulgação

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa narra agressão cometida por 7 homens e pedrada na cabeça; ouça

joaoazevedoclose

João Azevêdo destaca investimentos na educação no lançamento do programa Pé-de-Meia na PB

concursouni

Governo decide adiar provas do 1º Concurso Nacional Unificado

terezinhacamilo (1)

Ministro da Educação sinaliza que Terezinha será confirmada como reitora da UFPB

Francisco de Assis Rodrigues de Lima, prefeito de Cajazeirinhas

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Festa Junina

MP recomenda medidas para garantir segurança e meio ambiente no São João de Monteiro

Cícero e Janine Lucena

Cícero explica que mandado contra Janine foi motivado por ligação desconhecida

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por participar de rinha de galos e ameaçar deputada