Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Câmara debate exploração sexual infantil e turismo sexual

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

As Comissões de Direitos Humanos e Minorias; e de Turismo e Desporto da Câmara Federal realizaram nesta quarta-feira (25), seminário sobre Políticas Públicas de Combate à Exploração Sexual Infantil e ao Turismo Sexual.

O deputado federal paraibano, Ruy Carneiro (PSDB), foi um dos autores do requerimento que deu origem ao seminário e reuniu debatedores e especialistas de vários Estados do Brasil. O debate foi dividido em três painéis temáticos.
 
O terceiro foi presidido pelo parlamentar paraibano que abordou os aspectos da legislação no combate à exploração sexual infantil e ao turismo sexual.

Para Ruy Carneiro, a exploração sexual infantil, muitas vezes associada ao turismo sexual, é uma das expressões mais cruéis das violações dos direitos humanos contra crianças e adolescentes no Brasil.
 
Na sua exposição, o deputado reportou-se a casos de grande repercussão nacional envolvendo a exploração de menores. “Em determinados casos a primeira reação da sociedade é cobrar a punição do criminoso, com foco na esfera judicial, enquanto a criança abusada sofre as conseqüências dessa chaga social”, exemplificou.
 
"Vamos realizar audiências públicas para debater vários temas que foram abordados no seminário, como o impacto social provocado pela realização de grandes eventos no Brasil. Além de mudanças na tramitação de processos judiciais que envolvam abuso e exploração de menores. Nesses casos é preciso um trâmite diferenciado, como já existe em outros países", projetou Ruy Carneiro.
 
O coordenador da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação para o Centro-Oeste, Clayton Faria Machado, reconheceu a responsabilidade do setor no combate ao assédio e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Machado ressaltou que o problema “sempre se inicia em bar ou restaurante e acaba em pensão ou hotel”.
 
De acordo com ele, a entidade desenvolve ações constantes para combater esses males. Ele citou uma campanha no Moto Grosso, em que foram impressas mensagens em 110 milhões cartões telefônicos. “Foi sucesso absoluto”, sustentou.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

fernando_sastre_filho-motorista porsche SP

Justiça manda prender motorista de Porsche que causou acidente em São Paulo

joaoelucas (1)

ODE 2024: João Azevêdo abre ciclo de audiências públicas em Cuité

gusfavo1

Candidato de 30 anos morre ao passar por exame físico do concurso da PM

pbtur1 (1)

Governo da Paraíba impulsiona o turismo com ações estratégicas de divulgação

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa narra agressão cometida por 7 homens e pedrada na cabeça; ouça

joaoazevedoclose

João Azevêdo destaca investimentos na educação no lançamento do programa Pé-de-Meia na PB

concursouni

Governo decide adiar provas do 1º Concurso Nacional Unificado

terezinhacamilo (1)

Ministro da Educação sinaliza que Terezinha será confirmada como reitora da UFPB

Francisco de Assis Rodrigues de Lima, prefeito de Cajazeirinhas

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Festa Junina

MP recomenda medidas para garantir segurança e meio ambiente no São João de Monteiro