Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Hemocentro da Capital lança campanha para estimular doação feminina

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Hemocentro de João Pessoa tem cerca de 40 mil doadores e, desse total, apenas 10% são mulheres. Para estimular a doação feminina de sangue e aumentar esse índice, o Hemocentro inicia nesta sexta-feira (6) uma campanha que será desenvolvida durante todo o mês de maio, com o tema “Nós mulheres somos doadoras de vida, doamos sangue”. A campanha será aberta às 9h, no Hemocentro, com um coffee-break e durante todo o dia haverá distribuição de material educativo contendo informações sobre a importância de se doar sangue.

A diretora técnica do Hemocentro de João Pessoa, Germana Arruda, explicou que com esta campanha o Hemocentro pretende, além de estimular a doação feminina, quebrar todos os tabus e preconceitos de que a mulher não pode doar sangue porque é um sexo frágil ou porque menstrua todo mês. “A mulher, a exemplo do homem, pode doar e a única restrição é se ela estiver amamentando ou grávida”, explicou Germana Arruda. Ela disse também que para doar a mulher precisa estar com a hemoglobina em 12g/dl, nesse caso, por possuir a massa corporal menor do que a do homem.

Germana Arruda espera que neste mês de maio as mulheres compareçam ao Hemocentro para fazer a doação.  “A pessoa que tem o dom de gerar uma vida e sentir a dor do parto também pode contribuir para salvar vidas doando o seu sangue, por isso estamos conclamando as mulheres a comparecerem ao Hemocentro de João Pessoa durante todo o mês de maio para fazer a sua doação e exercer a sua cidadania”, concluiu Germana Arruda.

A Rede Hemocentro da Paraíba é responsável por atender 40 hospitais, cobrindo 100% dos leitos do Sistema Único de Saúde e mais os leitos de planos de saúde cadastrados. A Rede é composta por dez hemonúcleos, distribuídos nos municípios de Guarabira, Picuí, Monteiro, Princesa Isabel, Patos, Piancó, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha, além de um regional em Campina Grande.

Requisitos – Para ser doador, é preciso que as pessoas tenham de 18 a 65 anos, com peso acima de 50 kg, que não estejam tomando remédio controlado, não tenham ingerido bebida alcoólica até 24 horas antes da doação e estejam gozando de boa saúde. Todo o material coletado passa por exames de sífilis, HIV, hepatite B e C, entre outros, que garantam a qualidade do sangue coletado. O procedimento é seguro e não existe risco no ato de doar sangue. Todo o material é descartável.

Os tipos sanguíneos mais procurados são A+ e O+, e o tipo mais difícil de obter é o AB-, sendo que apenas 0,3% da população possuem esta tipagem. A Hemorrede recebe em média sete mil doações de sangue por mês, o que é suficiente para atender a demanda dos hospitais públicos e privados da Paraíba durante este período.
 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Morre aos 95 anos ator paraibano José Santa Cruz

Morre ator paraibano José Santa Cruz, ex-integrante do Zorra Total e dublador do Dino