Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Primeira-dama recebe grupo de artesãs de El Salvador

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A primeira-dama do Estado, a jornalista Pâmela Bório, deu as boas vidas ao grupo de El Salvador, país da América Central, que visita a Paraíba para trocar experiências com artesãs do município de Alagoa Nova, que trabalham com bordado e labirinto, durante um almoço promovido pelo Governo Estadual, nas dependências do Palácio da Redenção, na tarde desta quinta-feira (14), em João Pessoa.

Ela destacou ainda a forte participação do artesanato da Paraíba nos mercados nacionais e internacionais, proporcionando a abertura de mercado para os profissionais da área. Para a primeira-dama, o governo deve estar atento à demanda de políticas públicas para o setor, intensificando a cultura do empreendedorismo. Este estímulo poderá ajudar o artesão a perceber melhor a realidade do mercado, tornando a atividade do artesanato economicamente viável, sem descuidar da preservação das raízes culturais da região e do Estado.

“O Governo do Estado vem se empenhando no que diz respeito ao favorecimento do mercado artesanal, seja com projetos como o ‘Empreender Paraíba’, seja com iniciativas como o ‘Paraíba em suas mãos’. Nossa intenção é tornar a atividade artesanal cada vez mais conhecida, criando alternativas de comercialização dos produtos nos mercados nacional e internacional. Os meios para a promoção social também passa a ser importante, pois é uma forma de trabalho e renda que garantem a sustentabilidade da atividade na Paraíba”, salientou a primeira-dama.

De acordo com a gestora do Programa de Artesanato ‘A Paraíba em suas mãos’, Ladjane Barbosa de Souza, é muito importante ver um trabalho iniciado em 2003 pelo Governo do Estado, avançando e servindo de modelo para economias internacionais. “Estamos orgulhosos por fazermos parte deste avanço. Hoje, conseguimos fazer a convergência entre Governos Federal e Estadual, com apoio do Sebrae, das Universidades e de prefeituras municipais, que em parceria, tornaram o artesanato tão respaldado e bem quisto, seja nos mercados estaduais e nacionais, seja nos mercados internacionais”, ressaltou.

Projeto Dois Pontos – O projeto “Dois Pontos” faz parte do Projeto Talentos do Brasil na Paraíba e integra cerca de 50 artesãs dos municípios de Alagoa Nova, Ingá, Riachão do Bacamarte, Serra Redonda e Juarez Távora. O grupo trabalha com bordados e labirinto, produzindo peças de vestuários, assim como outras decorativas, inspiradas nas fachadas da arquitetura popular da Região e em ícones do Agreste e Brejo. Uma das coleções da cooperativa, elaborada pelo estilista mineiro, internacionalmente conhecido, Ronaldo Fraga, teve como tema os pássaros do agreste, estampados em bordados coloridos, contando com a criação de vinte peças entre blusas, vestidos, saias, batas, camisetas masculinas, colares e peças de cama, mesa e banho.

Talentos do Brasil – Segundo Patrícia Guimarães Mendes, Coordenadora do projeto Talentos Brasil – que é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário, que atua no Brasil desde 2005, em 12 Estados brasileiros e une cerca de dois mil artesãos do meio rural – o grupo de artesãs de Alagoa Nova foi escolhido por desenvolver trabalhos semelhantes às técnicas utilizadas no país da América Central. “Essa visita tem a intenção de trocar experiências, como um intercâmbio, entre o modelo de produção paraibano e salvadorenho”, frisou.

Para a vice-presidente da Cooperativa Nacional de Artesanato, a artesã de Alagoa Nova Ana Glória dos Santos, o modelo paraibano é muito eficiente graças às parcerias daqueles que contribuem e acreditam no trabalho artesanal. “Nos identificamos muito com as artesãs de El Salvador, inclusive, assim como elas, também começamos bordando rosas e flores. Hoje, trabalhamos muito menos e recebemos muito mais como pagamento pela nossa mão-de-obra”, acrescentou.

Para a artesã salvadorenha Delmy Linarez, este intercâmbio entre os países mostra as semelhanças entre as mulheres brasileiras e salvadorenhas, seja na força de vontade, seja na capacidade de vencer as adversidades. “Estamos em busca da concretização do nosso trabalho, nos moldes do que foi conquistado pelas paraibanas, com a ajuda de diferentes organizações. Pelo que vimos na Paraíba, podemos aplicar este trabalho em El Salvador. Esta visita foi muito gratificante”, declarou.

Sebrae – A gestora do Projeto de Artesanato do Sebrae Paraíba, Verônica Ribeiro, ressaltou que a união entre Brasil e El Salvador começou em 2010, através de um acordo firmado entre os países. Segundo ela, a primeira etapa teve início após um diagnóstico em San Salvador, capital de El Salvador. O segundo passo aconteceu durante Encontro Nacional do “Talentos do Brasil”, com a troca de experiências e apresentação da metodologia do projeto. “A ideia é conhecer a experiência desenvolvida aqui na Paraíba e destacar os pontos que estão de acordo com a realidade salvadorenha fazendo, como já foi dito, um verdadeiro intercâmbio”, comentou.
 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Morre aos 95 anos ator paraibano José Santa Cruz

Morre ator paraibano José Santa Cruz, ex-integrante do Zorra Total e dublador do Dino