Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Cássio e Veneziano negam aproximação política

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) se encontrou hoje de manhã com o senador mais votado pela Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), no Palácio do Bispo, sede do governo municipal. Apesar de amplamente divulgado que a conversa teria o único propósito de discutir a candidatura de Campina Grande à implantação de uma sede da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), depois da reunião, ambos trataram de negar a possibilidade de uma aproximação política:

"Só tratamos da AACD. Eu não haveria de quebrar minha palavra e eu acredito que assuntos de natureza partidária não podem ser desenvolvidos em ano que não é político. Qualquer outro assunto a ser debatido este ano será administrativo", disse Veneziano, que garantiu total apoio à ideia de instalação de uma filial da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). O apoio à candidatura da cidade foi manifestada durante audiência que o prefeito concedeu, no Palácio do Bispo, ao vice-presidente da AACD, Luiz Eduardo Magalhães; ao superintendente institucional, Luiz Oberdan Liporoni, diretor da ACCD – PE, que acompanharam o ex-governador  Cássio Cunha Lima.

Ainda sobre política, Cássio sorriu ao ser indagado sobre uma eventual composição com o peemedebista: "É muito engraçado como uma visita de caráter institucional que trata de um trabalho belíssimo termina repercutindo politicamente. A política aqui é muito aquecida, animada e uma simples visita gera especulações sobre política partidária".

Depois do encontro, o tucano disse ao Parlamentopb que sua conversa com Veneziano foi "civilizada".

AACD – Veneziano explicou que vai conhecer o projeto e, assim, em futuras audiências, estará anunciando qual será a parcela de contribuição do município visando concretizar esta iniciativa. É muito provável que a unidade local seja mais ampla que outras existentes no país, pois receberá a denominação ARCD, ampliando as suas atribuições para a reabilitação de adultos, sobretudo vítimas de diversos acidentes, especialmente de motos.

Caso Campina Grande seja contemplada com esta filial, a cidade vai beneficiar toda a Paraíba, pois atualmente a unidade de Recife é a única da região. Somente da Paraíba 353 crianças são acompanhadas pela associação, número superior a todos os demais Estados nordestinos, exceto Pernambuco que possui 6.795 atendimentos. 

O vice-presidente nacional da AACD, Luiz Magalhães, destacou a viabilidade total de trazer uma AACD para Campina Grande devido ao apoio dos governos estadual e municipal, além da própria necessidade que existe numa região que polariza cerca de um milhão de habitantes. Quando for instalada na cidade, a AACD vai gerar de imediato 50 novos empregos. 

Sobre as chances de Campina Grande receber o equipamento Magalhães disse que são concretas, mas que outros quatro municípios do país também apresentaram propostas e a vencedora será anunciada em setembro do programa Teleton, que arrecada doações para manter o trabalho da entidade.

O prefeito destacou a vontade em trazer a AACD para Campina Grande e acredita que as chances da cidade ser escolhida são muito grandes. Ele destacou a posição estratégica na região Nordeste e por ter 14,8% da sua população com algum tipo de deficiência. “Outro fator importante é que Pernambuco acaba sobrecarregada por atender crianças do Norte e Nordeste, o que poderia ser diminuído com o serviço em Campina Grande”, comentou.

Por sua vez, o ex-governador Cássio Cunha Lima acrescentou que o Governo do Estado será parceiro nessa iniciativa, com a doação do terreno e a criação de uma organização social, para que a entidade seja instalada na cidade. “Vamos esperar a decisão do conselho superior da AACD por que precisamos muito prestar assistência para reabilitação motora, psicológica e a inserção dessas crianças na sociedade”, concluiu.

 O ex-governador Cássio Cunha Lima avaliou que a visita ao prefeito Veneziano Vital do Rêgo, o encontro com a direção nacional da AACD foi um passo importantíssimo para que Campina Grande consiga uma unidade de grande porte e do nível de ARCD.

 Participaram da audiência os secretários municipais Flávio Romero (Educação); Fábio Thoma (Assuntos Jurídicos); Hermano Nepomuceno (Chefe de Gabinete); Robson Dutra (Semas), entre outros.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Morre aos 95 anos ator paraibano José Santa Cruz

Morre ator paraibano José Santa Cruz, ex-integrante do Zorra Total e dublador do Dino

a68f1425-45ad-41cc-9701-b26bf541bd57

Hemocentro altera horário de atendimento em João Pessoa