Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

MP quer urgência na manutenção do Açude Tapuio

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Ministério Público da Paraíba encaminhará um expediente ao governador do Estado, Ricardo Coutinho, pedindo providências urgentes para a manutenção do Açude Tapuio, localizado no Município de São Vicente do Seridó, que corre risco de  arrombamento, caso se confirme a previsão de um inverno forte, este ano. O expediente deverá ser assinado pelo procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, e pelo coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente, José Farias.

O assunto foi discutido, na tarde de hoje, durante reunião dos representantes do Ministério Público da Paraíba com a Secretário de Recursos Hídricos do Estado, João Azevedo Lins Filho, com a diretora-presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba, Ana Maria Pontes, e com os prefeitos de Soledade, José Ivanildo Gouveia, e de São Vicente de Seridó, Francisco Alves.

Durante o encontro o promotor de Justiça José Farias relatou que no dia 21 de fevereiro deste ano, ele, juntamente com técnicos da Aesa de Campina Grande e da Defesa Civil do Estado e os prefeitos de Soledade e São Vicente do Seridó fizeram uma vistoria no Açude Tapuio, quando ficou constatado que a barragem corre sério risco de rompimento, caso se concretize um inverno forte este ano, como tem previsto a própria Aesa.

“Nós fizemos uma vistoria no Açude Tapuio e constatamos que ele realmente corre risco de arrombar, caso se confirme o inverno anunciado pela Aesa, por coisa simples: muita algaroba no baldo, raízes longas e muita jurema”, relatou José Farias. A vistoria foi feita a partir de um alerta feito pelo prefeito de Soledade junto ao Ministério Público.

De antemão, o secretário de Recursos Hídricos do Estado disse que vai encaminhar uma equipe do Setor de Engenharia da Secretaria para fazer um detalhamento da situação do Açude Tapuio e para ver o que efetivamente poderá ser feito para recuperação do açude. 

Relatório em 2008 – Em 2008, a Aesa fez um relatório sobre os açudes e barragens existentes no Estado e constatou que de 84 barragens, 45 precisavam de manutenção. O relatório foi encaminhado à Secretaria de Infraestrutura e o Governo do Estado, à época, entrou com um pleito junto ao Ministério da Integração para a manutenção dessas  barragens. No entanto, o projeto acabou sendo cancelado.

João Azevedo relatou durante a reunião que o governo do Estado vem acompanhando de perto a situação e que, em janeiro deste ano, o próprio secretário reuniu-se com o secretário executivo do Ministério da Integração, Alexandre Navarro, e renovou o pleito.

Baseado no relatório da Aesa, a Secretaria de Recursos Hídricos enviou quatro equipes de técnicos em visita a todo o Estado para fazer um levantamento dos casos mais urgentes e constatou que das 45 barragens que necessitam de reparação, 27 apresentam situação mais delicada, e, dessas, 12 mostraram a necessidade de um trabalho emergencial. 

“Essa negociação com o Ministério da Integração avançou, pois tivemos mais duas reuniões após o encontro de janeiro. Em março reabre o período de apresentação de projetos junto ao Ministério e já está acertado que o governo federal deverá liberar metade dos recursos para a recuperação dessas barragens ainda este ano e a outra metade de 2012”, declarou o secretário.

O levantamento feito pelo governo do Estado demonstrou que a pior situação é a da Barragem Saco, localizada em Nova Olinda, que vinha pondo em perigo de três a quatro cidades, caso viesse a romper. Dada a urgência, o governador teria autorizado o remanejamento de recursos e determinou a recuperação da barragem. Quanto as outras 27 barragens em situação delicada, João Azevedo informou que a Secretaria de Recursos Hídricos está realizando a licitação para a realização das obras e até o final de abril as obras deverão ser iniciadas.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

O presidente da República, Jair Bolsonaro,participa de cerimônia de posse dos desembargadores Messod Azulay Neto e Paulo Sérgio Domingues, como ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Bolsonaro recebe alta após ser internado com mal estar em Manaus

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

supermercado FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 613 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

acidente pianco br-361

Acidente com dois carros, moto e animal solto na BR-361 deixa cinco feridos na Paraíba

cachorros envenenados sousa sertao pb

Família suspeita que cachorros foram envenenados em Sousa e acionam polícia

madonna cantora FOTO tv globo

Madonna no Brasil: cantora leva 1,6 milhão de pessoas a Copacabana, diz Riotur

joao azevedo celebra inter religiosa FOTO Secom PB

PB e demais membros do Consórcio Nordeste enviam suporte do Rio Grande do Sul

chuvas rio grande do sul FOTO prefeitura canoas rs

Mortes por chuvas no RS chegam a 66 e ultrapassam tragédia de 2023

mega sena FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Mega-Sena: quase 100 apostas da Paraíba são premiadas

chuvas rio grande do sul FOTO mauricio tonetto secom rs

Mais de 10 mil pessoas foram resgatadas após fortes chuvas no Rio Grande do Sul