Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

MEI: prazo para entrega da declaração anual termina em maio

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Os microempreendedores individuais (MEIs) devem estar atentos à data-limite para apresentação da Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI). Essa ação é obrigatória e deve ser realizada até o dia 31 de maio. O procedimento da declaração é gratuito e feito on-line através do endereço eletrônico https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor.

Conforme a analista técnica do Sebrae/PB, Germana Espínola, é fundamental que os microempreendedores individuais estejam atentos ao prazo e façam o processo de apresentação da declaração para evitar futuros problemas. “Essa declaração deve ser feita independente do faturamento alcançado pela empresa. Pois é uma obrigação que deve ser cumprida para manutenção da regularidade fiscal do MEI e uma das dicas do Sebrae é não deixar para fazer esse processo nos últimos dias”, pontuou.

O documento da declaração é caracterizado pela apresentação de dados sobre os valores de faturamento com a venda de produtos e serviços prestados pela empresa e o ganho anual não pode ultrapassar o teto de R$ 81 mil. O envio da declaração também vale para os microempreendedores que encerraram suas atividades no ano anterior.

Em casos de dúvidas, é possível consultar o manual da Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI), disponível no endereço eletrônico https://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/Arquivos/manual/Manual_DASN-SIMEI.pdf, ou recorrer ao atendimento da sala do empreendedor de sua cidade.

O microempreendedor individual que não cumprir com o envio das informações até o dia 31 de maio fica sujeito ao pagamento de multa no valor mínimo de R$ 50,00. “Além de cumprir com sua obrigação junto a receita, os microempreendedores individuais que enviam a declaração asseguram a manutenção de benefícios importantes como o acesso à previdência social, emissão de notas fiscais e a facilidade no momento de buscar crédito em instituições financeiras”, enfatizou Germana Espínola.

Também é possível verificar informações sobre o processo da DASN-SIMEI no site do Sebrae (www.sebrae.com.br/paraiba), ou fazer contato através dos serviços do WhatsApp e da Central de Relacionamento da instituição, ambos pelo número 0800 570 0800.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Monumento à Bíblia será erguido na Lagoa, anuncia Eliza Virgínia

Anteriores

reservecapa (1)

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

alpbservidores (1)

ALPB homenageia servidores com mais de 30 anos de serviços prestados à Casa

jaqueline1

Jaqueline Viana é condenada por propaganda antecipada em Cabedelo

camaraareial (1)

Eleição da Câmara Municipal de Areial é anulada pela Justiça

Drones festas

Festejos juninos: Segurança terá drones com reconhecimento facial e reforço do policiamento

Gripe, nebulização

Estado decreta situação de emergência em Saúde após aumento de doenças respiratórias

João Azevêdo close

João vai ao STF para barrar mudanças no prazo de liberação de emendas parlamentares

Sala de Tribunal

Irmãos acusados de matar e ‘concretar’ mulher são julgados em Pedras de Fogo

TCE PB pleno maio 2024

TCE aprova resolução que disciplina contratações temporárias de servidores públicos

UFPB-entrada-683x388

Governo propõe aumento de 13% a 31% a professores de ensino superior até 2026