Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Assembleia deve votar quatro MPs do Executivo na próxima semana

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

As quatro Medidas Provisórias de autoria do governador Ricardo Coutinho (PSB), que começaram a tramitar hoje, devem ser votadas na Assembleia Legislativa na próxima semana. A informação é do presidente da Casa, deputado estadual Ricardo Marcelo (PSDB), que já convocou as comissões de Constituição e Justiça, de Orçamento e a de Administração e Serviço Público para oferecer pareceres sobre as matérias.
 
A primeira a ser reunir será a de Constituição e Justiça, nesta quarta-feira, 19, pela manhã. A CCJ tem em suas atribuições oferecer pareceres sobre a constitucionalidade e jurisdicionalidade das matérias. Para a quinta-feira, 20, o presidente da Assembleia prevê as reuniões distintas das comissões de Orçamento e de Administração e Serviço Público.
 
"Estamos encurtando os prazos regimentais e essas matérias devem seguir para apreciação e votação em plenário já na próxima semana", disse Ricardo Marcelo.
 
Uma Medida Provisória tem força de lei e validade por 90 dias, renovável por igual período. A Assembleia, contudo, tem até o dia 31 deste mês para a votação, já que no dia 1º de fevereiro tem início a nova legislatura. "Não haverá dificuldade na apreciação e votação dessas MPs. Com certeza elas serão votadas sem problemas, dentro dos prazos regimentais", salientou Marcelo.
 
O presidente da Assembleia Legislativa ressaltou que cabe agora promover a tramitação das MPs dentro da normalidade constitucional. "Avaliamos que são medidas necessárias, dentro das propostas de ajuste fiscal e equilíbrio financeiro que estão sendo implementadas pelo governador. O Legislativo, sem dúvida alguma, dará sua contribuição, apreciando e votado tais propostas", disse.
 
Segundo a mensagem do Executivo, convocando extraordinariamente a Assembleia Legislativa, são quatro Medidas Provisórias. A primeira altera dispositivos da lei nº 8.186, de 17 de março de 2007, redefinindo estruturas administrativas do Poder Executivo. A segunda dispõe sobre a nulidade de atos administrativos, praticados pelo chefe do Poder Executivo entre 1º de julho e 31 de dezembro do ano passado. A terceira dispõe sobre a implantação da atualização a que se refere a lei nº 9.317, de 30 de dezembro de 2010. E, a quarta, cria o Programa de Apoio ao Empreendedorismo na Paraíba – Empreender-PB, redominando o programa "Meu Trabalho", estabelecendo regra para sua gestão e seu funcionamento.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Morre aos 95 anos ator paraibano José Santa Cruz

Morre ator paraibano José Santa Cruz, ex-integrante do Zorra Total e dublador do Dino