Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Vitalzinho se preocupa com obesidade no Brasil e quer medidas preventivas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O deputado federal e Senador eleito Vital do Rego Filho, Vitalzinho (PMDB-PB) defendeu nesta quarta-feira (05) que a presidente Dilma Rousseff (PT) adote medidas para conter o aumento no número de mortes no Brasil ocasionadas por doenças relacionadas à obesidade. Ele sugeriu a adoção de programas de enfrentamento da obesidade, “com propostas de ações desenvolvidas por diversas áreas do governo, que deverão incluir, além da Saúde, os ministérios dos Esportes e o da Educação”.

Vitalzinho disse que o Congresso Nacional tem a obrigação de regulamentar leis que adotem medidas para coibir os alimentos muito calóricos e gordurosos nas estruturas públicas, “evitado que escolas e hospitais tenham em seus cardápios alimentos que propiciem o desenfreado problema que começa na infância, passa pela adolescência e consomem os adultos”.

Vitalzinho citou estudos segundo os quais o Brasil, se não adotar medidas urgentes, atingirá o mesmo padrão de obesidade da população dos Estados Unidos, em 2022. “Além de favorecer a diabetes, a obesidade também é considerada fator de risco para alguns tipos de câncer, outra doença cujo índice de mortalidade aumentou 4% no País entre 1995 e 2007, cujas causas se dão exclusivamente pelo envelhecimento e sedentarismo da população”.

Estruturação e novas leis
– Ele pediu que o governo da presidente Dilma atue de forma eficaz no combate dessa preocupação nacional, “aparelhando adequadamente serviços de saúde dos estados e criando leis que visem proibir e/ou coibir que crianças e jovens sejam induzidos a consumir os pseudo saborosos, calóricos e gordurosos alimentos”.

Para Vitalzinho, esses argumentos são necessários por uma questão de saúde pública, vez que estamos ligados a estatísticas que comprovam esse desenfreado problema que vem vitimando os brasileiros. “Proponho um amplo debate sobre esse problema e seus malefícios, tema de extremo interesse dos brasileiros, que sofrem vendo seus filhos e parentes morrendo por causa da morbidez da gordura no organismo”.

Ele concluiu alertando para o fato de o problema da obesidade já atingir o Brasil “de forma preocupante”, provocando reflexos nas estatísticas de mortalidade. “O Ministério da Saúde aponta um crescimento de 10% das mortes provocadas por diabetes mellitus entre 1996 e 2007. A doença, intimamente associada ao aumento de peso, é a terceira causa de mortalidade no Brasil, atrás de doenças cerebrovasculares (como derrame) ou do coração. Em 2005, ela ocupava o quarto lugar neste mesmo ranking”, finalizou.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

O presidente da República, Jair Bolsonaro,participa de cerimônia de posse dos desembargadores Messod Azulay Neto e Paulo Sérgio Domingues, como ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Bolsonaro recebe alta após ser internado com mal estar em Manaus

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

supermercado FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 613 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

acidente pianco br-361

Acidente com dois carros, moto e animal solto na BR-361 deixa cinco feridos na Paraíba

cachorros envenenados sousa sertao pb

Família suspeita que cachorros foram envenenados em Sousa e acionam polícia

madonna cantora FOTO tv globo

Madonna no Brasil: cantora leva 1,6 milhão de pessoas a Copacabana, diz Riotur

joao azevedo celebra inter religiosa FOTO Secom PB

PB e demais membros do Consórcio Nordeste enviam suporte do Rio Grande do Sul

chuvas rio grande do sul FOTO prefeitura canoas rs

Mortes por chuvas no RS chegam a 66 e ultrapassam tragédia de 2023

mega sena FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Mega-Sena: quase 100 apostas da Paraíba são premiadas

chuvas rio grande do sul FOTO mauricio tonetto secom rs

Mais de 10 mil pessoas foram resgatadas após fortes chuvas no Rio Grande do Sul