Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

A pressão das redes muda tudo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Na última semana uma série de providências e punições foi adotada por instâncias dos governos municipal estadual por causa de fatos que vira alisaram nas redes sociais e a partir de lá ganharam uma força intensa pela cobrança popular de punição aos envolvidos.

Vou começar falando sobre o rumoroso caso de agressão praticada pelo médico João Paulo casado contra a ex esposa. Nesse fim de semana a delegada Nádia Fialho foi afastada do cargo. Ela havia sido a primeira a Tomar conhecimento dos fatos e receber os registros de vídeos enviados pelo condomínio onde o casal residia. Mas arquivou a investigação.

Ela alegou que respeitou a vontade da vítima, que naquela época Se recusou apresentar queixa contra o então marido. Mas a lei obriga autoridade policial a prosseguir a investigação mesmo se a vítima não denunciar ou se ela não confirmar a agressão.

O governador João Azevedo e o prefeito Cicero Lucena exoneraram João Paulo no dia seguinte ao vazamento das imagens da violência. O Corpo de Bombeiros abriu um processo contra o cabo.

Outro caso muito rumoroso foi o da delegada Maria Solidade que foi demitida neste fim de semana o ato está assinado pelo governador João Azevedo e se deveu ao fato dela e o escrivão de polícia Alexandre Pereira de Sousa, terem sido filmados por um policial rodoviário federal cobrando propina para arquivar um procedimento contra o agente da PR F. Eles responderam ao processo, tiveram a oportunidade de se defender, mas ficou comprovado o cometimento do crime. Os dois estão fora do serviço público.

Em comum, todas essas situações que num passado próximo poderiam ter terminado impunes, foram alvo de muita pressão popular, de cobrança e acabaram empurrando as autoridades a tomarem providências. Em todos os casos a existência de um vídeo foi fundamental para embasar as denúncias e não deixar espaço para dúvida sobre a ação dos acusados.

Se as redes sociais tiram muito do nosso tempo e atrapalham nossa vida em vários aspectos, elas também servem como instrumento eficaz de cidadania e transparência. É como tudo na vida: se soubermos usar, pode ser uma ferramenta fabulosa de um tempo em que nada mais fica embaixo do tapete.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

CMJP 30

Câmara terá semana com entrega de honrarias e sessões comemorativas

Gramado, ruas demoronam

Rua desmorona em Gramado e moradores abandonam casas

PRF 31

PRF prende líder de grupo criminoso em Cabedelo

Estoquista

Sine-JP inicia semana ofertando mais de 220 vagas de empregos

luizcouto1

Parlamentares e militantes se solidarizam com Luiz Couto depois de críticas de Jackson Macêdo

micheleeamalia

Deputada Amália Barros, morta neste domingo, “tirou o olho” a pedido de Michelle Bolsonaro na PB

ovideopeb

Repórter fotográfico Ovídio Carvalho morre após AVC hemorrágico

e07182fd7b5bb369c559e5df8d741030

Roberto Paulino lança chapa com João Azevêdo e Hugo Mota para Senado

ph1

PH explica motivo pelo qual influenciadora sem calcinha foi expulsa da Casa

Polícia prende dupla suspeita de tentar arremessar drogas dentro de penitenciária em Sousa

Polícia prende dupla suspeita de tentar arremessar drogas dentro de penitenciária em Sousa