Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Botafogo-PB cobra investigação contra policiais envolvidos em confusão com torcedores no Almeidão

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O jogo entre Botafogo-PB e Aparecidense, nesse sábado (15) no estádio Almeidão, em João Pessoa, terminou com confusão entre torcedores e policiais militares. Torcedores acusam a Polícia Militar de truculência e o Botafogo emitiu nota de repúdio na qual exige “uma posição urgente do Secretário de Segurança Pública da Paraíba, bem como da Corregedoria da Polícia Militar, quanto à abertura de procedimento investigatório contra todos os agentes estatais envolvidos nas agressões aos torcedores”.

A partida válida pela Série C do Campeonato Brasileiro ocorreu até por volta das 21h e, na saída do Almeidão, houve o confronto. Torcedores relatam que apenas comemoravam a vitória do Belo quando foram surpreendidos pela ação policial com gás e spray de pimenta.

A Polícia Militar da Paraíba ainda não se manifestou sobre o caso.

Confira a nota do Botafogo, na íntegra:

O BOTAFOGO FUTEBOL CLUBE vem a público repudiar veementemente e cobrar explicações da ação dos Policiais Militares contra nossa torcida enquanto esta comemorava pacificamente a vitória do clube contra a Aparecidense no Estádio “O Almeidão”.

A ação desnecessária, truculenta e desproporcional realizada por policiais militares lotados no Almeidão na noite do dia 15/07/2023 provocou grande revolta entre os torcedores, jornalistas e autoridades presentes, posto que não havia nenhum motivo para as agressões insanas contra jovens, mulheres, crianças e idosos, enfim contra a nossa torcida.

Vale destacar que, antes que a PM queira legitimar a conduta dos seus integrantes envolvidos, as imagens divulgadas pela imprensa e por terceiros em vídeos que circulam nas redes sociais, por si só, dizem tudo, são claríssimas e demonstram o abuso de poder, agressividade e falta de preparo dos policiais envolvidos.

A truculência e o despreparo demonstrados pelos policiais nos vídeos, chocam, basicamente, por vários motivos: 1) Era um momento pacífico de comemoração; 2) Em nenhum momento houve agressão por parte da torcida; 3) Não havia animosidade entre torcidas, posto que era jogo de torcida única; 4) Crianças, mulheres, idosos foram agredidos indistintamente.

As imagens não deixam dúvidas da truculência e abuso de poder de integrantes da Polícia Militar. O uso de cavalaria contra os torcedores que estavam apenas comemorando a vitória do time do coração, o uso de spray de pimenta contra crianças, idosos e pessoas asmáticas, a intimidação evocando ordem de prisão contra o Vice-Presidente do Botafogo Futebol Clube deixam claro que o ato foi premeditado e feito de forma racional, sem compaixão alguma, sob a ordem do Comandante do Policiamento.

O BOTAFOGO FUTEBOL CLUBE exige uma posição urgente do Secretário de Segurança Pública da Paraíba, bem como da Corregedoria da Polícia Militar, quanto à abertura de procedimento investigatório contra todos os agentes estatais envolvidos nas agressões aos torcedores, e que sejam estes prontamente identificados e processados por crime de abuso de autoridade (Lei 4.898/65), e outras eventuais tipificações condizentes às rigorosas sanções administrativas e criminais.

O BOTAFOGO FUTEBOL CLUBE não medirá esforços para que sua torcida seja tratada com a civilidade que qualquer cidadão merece ser tratado; acompanharemos todos os passos e cobraremos das autoridades as medidas urgentes, para que seja feita a mais lídima JUSTIÇA, inclusive com a solicitação púbica de substituição do comandante responsável pelos atos que lamentavelmente, presenciamos ontem.

O BOTAFOGO FUTEBOL CLUBE irá diretamente ao Governador do Estado da Paraíba, com todas as imagens e vídeos, por entender que o lamentável episódio se caracteriza como um grave atentado às liberdades individuais de seus torcedores; ciente de que essa não é a orientação do Comando Geral da Polícia Militar, nem muito menos do Governo do Estado da Paraíba.

DIRETORIA EXECUTIVA DO BOTAFOGO FUTEBOL CLUBE

CONSELHO DELIBERATIVO DO BOTAFOGO FUTEBOL CLUBE

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

flaviofabres (1)

Embolia pulmonar causou morte de Izabela Toscano, vítima de desabamento na UP Garden

viatura policia civil pb FOTO Ascom PCPB

Mulher é presa após fingir latrocínio e, depois, confessar que matou marido na PB

chuvas rio grande do sul FOTO gustavo mansur palacio piratini

Chuva afeta mais de 2 milhões de pessoas no Rio Grande do Sul

donativos rio grande do sul FOTO fabio rodrigues pozzebom agencia brasil

Mais de 400 toneladas de donativos são enviadas ao Rio Grande do Sul

lisboa portugal FOTO Pixabay

Polícia Federal extradita traficante de Portugal preso em Angra dos Reis, no RJ

cerveja FOTO Pixabay

Polícia prende investigado por receptação de 1.600 caixas de cerveja roubadas na Grande João Pessoa

acquai park jp

Sudene aprova financiamento para Acquaí Park & Resorts em João Pessoa

criança-abuso-estupro-medo-menina-FOTO-Pixabay

Polícia prende mulher condenada por abuso sexual contra sobrinha em Campina Grande

Homem é preso no Bessa com carro clonado após fugir da PRF na BR-230_

Homem é preso no Bessa com carro “clonado” após fugir da PRF na BR-230

mega sena FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 47 milhões