Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Eletrobras Chesf inaugura museu arqueológico em Pilões, na Paraíba

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Na manhã desta segunda-feira (10), a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Eletrobras Chesf) inaugura o Museu de Arqueologia de Pilões, onde ficará abrigada em exposição uma coleção com mais de 200 peças arqueológicas e 22 conjuntos funerários dos povos Tupiguaraní e Aratu, encontrados no solo onde está instalada a subestação de Pilões, no interior da Paraíba. A Companhia reformou o prédio do an:go Mercado Público da cidade, cedido pela Prefeitura local, para abrigar o novo Museu, numa ação em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e outras entidades.

As peças foram descobertas durante a escavação das fundações para a construção da subestação de Pilões, em 2009. Percebeu-se que a área se tratava de um sítio-cemitério pré-histórico indígena. Depois de um processo de curadoria sob os cuidados do arqueólogo e professor Marcos Albuquerque, as peças passam agora ao museu disponibilizadas para exposição à comunidade.

Luciana Borges Dubeux, da Superintendência de Gestão Ambiental da Eletrobras Chesf, explica que com uma grande mobilização da comunidade, a Prefeitura local alinhou com o Iphan para a construção de um museu arqueológico na cidade.

“Mediante Termo de Compromisso com o Instituto, a Companhia foi responsável pela reforma do antigo prédio cedido pela Prefeitura de Pilões, que agora abrigará o museu arqueológico onde estarão depositadas as peças encontradas.”

Histórico

O referido sítio foi identificado na área elevada (topo e encosta) projetada para a construção de Subestação de energia da Eletrobras Chesf, nas proximidades da sede do município de Pilões. Diante da impossibilidade de preservação in loco, foi realizado o salvamento do sítio, que resultou no resgate de 56 conjuntos funerários, filiados à Tradição Ceramista Aratu, e um conjunto de recipiente filiados à Tradição Ceramista Tupiguarani. Para a execução do projeto, houve a contratação de mão-de-obra local para a execução do resgate arqueológico, que recebeu capacitação prévia para atuar junto com técnicos da equipe.

Durante as escavações, abertas ao público, a comunidade pode acompanhar todo o desenvolvimento da pesquisa.
A coleção de material cerâmico identificado é composto por urnas funerárias com e sem tampas; panelas, tigelas, pratos ou assadores; fusos, cachimbo em cerâmica, e material lítico.

O conteúdo arqueológico resultante das escavações foi encaminhado para o Laboratório de Arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco, onde recebeu os serviços de curadoria e de restauro e ficou sob guarda temporária da Instituição até sua transferência para o Museu de Arqueologia de Pilões. As peças foram recebidas em 19 de junho de 2023 pela equipe da Prefeitura de Pilões e pelo Arqueólogo Dr. Juvandi de Souza Santos, responsável legal do Laboratório de Arqueologia e Paleontologia da Universidade Estadual da Paraíba.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

flaviofabres (1)

Embolia pulmonar causou morte de Izabela Toscano, vítima de desabamento na UP Garden

viatura policia civil pb FOTO Ascom PCPB

Mulher é presa após fingir latrocínio e, depois, confessar que matou marido na PB

chuvas rio grande do sul FOTO gustavo mansur palacio piratini

Chuva afeta mais de 2 milhões de pessoas no Rio Grande do Sul

donativos rio grande do sul FOTO fabio rodrigues pozzebom agencia brasil

Mais de 400 toneladas de donativos são enviadas ao Rio Grande do Sul

lisboa portugal FOTO Pixabay

Polícia Federal extradita traficante de Portugal preso em Angra dos Reis, no RJ

cerveja FOTO Pixabay

Polícia prende investigado por receptação de 1.600 caixas de cerveja roubadas na Grande João Pessoa

acquai park jp

Sudene aprova financiamento para Acquaí Park & Resorts em João Pessoa

criança-abuso-estupro-medo-menina-FOTO-Pixabay

Polícia prende mulher condenada por abuso sexual contra sobrinha em Campina Grande

Homem é preso no Bessa com carro clonado após fugir da PRF na BR-230_

Homem é preso no Bessa com carro “clonado” após fugir da PRF na BR-230

mega sena FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 47 milhões