Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Santiago garante inocência em desvio de verbas e complica Bosco e Evani; veja

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O deputado federal Wilson Santiago (Republicanos) prestou depoimento na última terça-feira, 19, à juíza federal Cristiane Mendonça Lage e negou que tivesse participação no esquema de desvio de verbas públicas investigado pela Operação Pés de Barro. O parlamentar afirmou que não conhecia o empresário George Ramalho, que se tornaria delator do esquema e acrescentou que quem lhe apresentou a ele foi o ex-prefeito de Uiraúna João Bosco Fernandes, que chegou a ser preso depois de uma operação controlada em que George, com o conhecimento da PF, entregou a Bosco dinheiro que seria propina da obra da Adutora Capivara. O ex-prefeito recebeu os valores, colocou embaixo da roupa e deixou o hotel onde havia recebido o dinheiro de George. Dentro e fora do local ele foi filmado e fotografado pelos agentes da PF.

Santiago afirmou que que ouviu falar sobre os recebimentos de dinheiro por parte do ex-prefeito Bosco Fernandes e de Evani Ramalho, ex-secretária parlamentar de seu gabinete e que ela começou a trabalhar com ele quando era deputado estadual a pedido de um ex-prefeito de Santa Helena-PB. Ao ser questionado se teria recebido propina como sua ex-funcionária havia declaro, o deputado foi taxativo e disse que em 30 anos de vida público isso nunca aconteceu.

“Eu nunca recebi nenhum tostão de ninguém. Nem de Evani e nem de Bosco… se tiver alguém que me entregou 10 centavos… e isso não é de hoje, não. É de 28 anos de mandatos e 30 de vida pública. Fui surpreendido com isso [acusação de Evani]. Disseram aqui que ela era carente, mas todos sabiam que ela era uma pessoa de boas condições. Ela tinha um salário razoável, mas uma vida boa. Ela viajava muitos fins de semana para Fortaleza, fez duas viagens para o exterior em 2019… então, não era pobrezinha como eu vi a declaração, não. Ela tinha carro, apartamento que tinha financiado uma parte, mas a maioria não foi financiada. Ela pagou cirurgia plástica cara, que falam em R$ 40 mil. Bosco ia inaugurar obras porque existia um prazo final que era 30 de junho de 2018. Então, ele convidou prefeitos, que ele era presidente da associação de prefeitos da região, e anunciou a obra e foi lá que eu conheci o George, que ele me disse que patrocinou o carnaval da cidade em 2018”, declarou Wilson Santiago.

Ele também negou que tenha ficado com uma pasta verde levada por Maria Rosalina, ex-funcionária da empresa Terradrina, de propriedade de uma filha de Santiago. A pasta, segundo o processo, conteria dinheiro de propina. A denúncia diz que ela teria recebido o dinheiro de George e levado para o apartamento de Santiago, de onde saiu sem a pasta.

“Eu não sei. Eu não estava lá. Inclusive, tem filmagens do dia que ela esteve e eu soube depois que ela entrou com o motorista da Câmara na garagem e saiu. Depois, ele foi procurado por Rosalina porque ela não estava conseguindo ter acesso porque ela não era cadastrada na portaria. Ela não subiu. Que eu saiba, não. O que eu soube depois é que lá tem um sistema com 34 câmeras e seria fácil identificar quem esteve lá. A PF esteve lá e o síndico informou que entregou todas as imagens em HD. Eu soube que Bosco pediu para pegar uma pasta de documentos que ele tinha deixado lá”, resumiu o deputado.

Por fim, o deputado relatou que é inocente e que a operação de recebimento de propina foi protagonizada por Evani Ramalho, Bosco Fernandes e Israel Nunes. Confirmou também ter dito que George Ramalho era um mal pagador, mas explicou que estava se referindo aos compromissos cotidianos e não a propina e que George seria acusado de desviar cerca de R$ 120 milhões no Estado de Rondônia.

Clique aqui para conferir o depoimento completo

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

kiusantiago

Kiu Santiago se une a Paulo Maia na eleição da OAB-PB; veja

Blockchain

Blockchain no mercado imobiliário: O que é e como funciona o novo Sistema de Governança e Registro

Super 8 paraibanos

Bertrand Lira apresenta curtas paraibanos em Nova York

CMJP 30

Câmara terá semana com entrega de honrarias e sessões comemorativas

Gramado, ruas demoronam

Rua desmorona em Gramado e moradores abandonam casas

PRF 31

PRF prende líder de grupo criminoso em Cabedelo

Estoquista

Sine-JP inicia semana ofertando mais de 220 vagas de empregos

luizcouto1

Parlamentares e militantes se solidarizam com Luiz Couto depois de críticas de Jackson Macêdo

micheleeamalia

Deputada Amália Barros, morta neste domingo, “tirou o olho” a pedido de Michelle Bolsonaro na PB

ovideopeb

Repórter fotográfico Ovídio Carvalho morre após AVC hemorrágico