Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Secretário do Recife denuncia racismo sofrido em encontro de prefeitos em João Pessoa

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O secretário de Governo e Participação Social do Recife, Aldemar Santos, denunciou ter sofrido racismo no evento “Reflexões sobre o futuro das cidades”, em João Pessoa, nessa sexta-feira (2). Dema, como é conhecido, fez um relato em seu perfil em rede social sobre o tratamento dado por uma funcionária do encontro de prefeitos na Paraíba no momento do credenciamento dele.

Aldemar Santos contou que a moça perguntou se ele era segurança. O secretário argumentou o porquê a recepcionista achava que ele era segurança e alegou estar sendo alvo de racismo por causa da sua cor.

Aldemar Santos fez o seguinte relato, em rede social:

“Hoje, infelizmente, fui vítima de um ato acintoso de RACISMO. Vim a João Pessoa para participar de um evento da Frente Nacional dos Prefeitos. Pois bem, aqui chegando fui até a recepção do evento com a finalidade de me cadastrar na condição de Secretário de Governo e Participação Social do Recife. Daí começam os absurdos. De início, após me apresentar e falar meu C.P.F., foi-me dado um crachá de “EMPRESÁRIO” de Jaboatào dos Guararapes, cidade vizinha a Recife. Tudo muito bem, parecia ser apenas um erro de cadastramento ou coisa parecida. Expliquei que eu nem era empresário e que eu estava ali como Secretário de Governo de Recife. Foi-me dado, desta feita, um novo crachá de SUBSECRETÁRIO de Jaboatão dos Guararapes. Por mais uma vez, fiz ver que ali existia um erro e que eu não representava Jaboatao mas sim Recife. Afirmei, posto que é a realidade, que sou secretário de Recife. Mesmo assim, já tendo se passado mais de 30 minutos e com todas as outras pessoas tendo seus cadastramentos corretos, eu, por mais uma vez, expliquei que estava havendo um engano e que eu era e sou secretário de Recife, desta feita com mais ênfase e já com algum aborrecimento. Neste momento a jovem que estava fazendo meu cadastro, aproximou-se de alguém, cujo nome e qualificação eu tenho, mas que não vou expor aqui, por não ser esse o objetivo dessa postagem, para pedir alguma orientação sobre o que fazer. Foi quando, ao retornar, a recepcionista questionou-me se eu era segurança. Agora, já com bastante indignação, perguntei a ela o que a faria crer que eu seria Segurança. (sic)”

O secretário de Governo e Participação Social do Recife disse que, por ocupar um cargo com relativa visibilidade, isso não lhe permite silenciar e que não é dado a ninguém que passe por isso, silenciar-se. Ele também explicou que não há problema em ser confundido com um segurança, que em nada o desabona, mas o problema está “no fato das pessoas não acreditarem na possibilidade de um negro está em algum lugar ou condição que elas (as pessoas) acham que é possível. (sic)”.

Dema também pontuou que a Frente Nacional de Prefeitos não tem culpa no caso e disse que vai registrar boletim de ocorrência.

O secretário ainda contou que a chefe da recepcionista alegou que “as duas pessoas que me antecederam eram seguranças e por isso a ‘confusão’. Depois me disseram que a Prefeitura do Recife teria enviado meus dados como sendo segurança de Jaboatão, fato que não é nada crível e beira o impossível. (sic)”.

A Frente Nacional de Prefeitos pediu desculpas, nas redes sociais, e o prefeito do Recife, João Campos, também manifestou repúdio ao caso.

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Monumento à Bíblia será erguido na Lagoa, anuncia Eliza Virgínia

Anteriores

reservecapa (1)

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

alpbservidores (1)

ALPB homenageia servidores com mais de 30 anos de serviços prestados à Casa

jaqueline1

Jaqueline Viana é condenada por propaganda antecipada em Cabedelo

camaraareial (1)

Eleição da Câmara Municipal de Areial é anulada pela Justiça

Drones festas

Festejos juninos: Segurança terá drones com reconhecimento facial e reforço do policiamento

Gripe, nebulização

Estado decreta situação de emergência em Saúde após aumento de doenças respiratórias

João Azevêdo close

João vai ao STF para barrar mudanças no prazo de liberação de emendas parlamentares

Sala de Tribunal

Irmãos acusados de matar e ‘concretar’ mulher são julgados em Pedras de Fogo

TCE PB pleno maio 2024

TCE aprova resolução que disciplina contratações temporárias de servidores públicos

UFPB-entrada-683x388

Governo propõe aumento de 13% a 31% a professores de ensino superior até 2026