Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

João Azevêdo recebe representantes das Nações Unidas para refugiados e destaca políticas acolhimento

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O governador João Azevêdo recebeu, nesta quarta-feira (26), em João Pessoa, representantes do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), ocasião em que foram apresentadas as ações do governo de acolhimento e inclusão para os migrantes, refugiados e apátridas.

Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual ressaltou o compromisso do governo com políticas de inclusão social, com foco nos segmentos com maior vulnerabilidade. “Nós estamos desenvolvendo ações em parceria com as instituições, visando o acolhimento e proteção para os migrantes, com encaminhamento para o mercado de trabalho e assistência social. Nós vamos continuar construindo políticas públicas, já instalamos diversos Centros de Acolhimento, a exemplo do João Balula, com ações de enfrentamento ao racismo e à xenofobia, além dos programas de segurança alimentar que representam o nosso cuidado com as pessoas”, frisou.

A chefe do Escritório do Acnur em São Paulo, Maria Beatriz Nogueira, parabenizou a gestão estadual pelas políticas públicas implantadas para o segmento, que têm sido referência para o país. “A Paraíba tem se esmerado em boas práticas nacionais nesse tipo de atendimento, com a participação de diversos atores nesse debate e ações importantes no acolhimento, na saúde e na educação e estamos disponibilizando o nosso apoio técnico para que esse trabalho se fortaleça ainda mais”, comentou.

Também participaram da reunião, o vice-representante da Acnur no Brasil, Oscar Sanches; a assistente sênior de Proteção, Lyvia Barbosa; além dos secretários Fábio Andrade (procurador-geral do estado); Pollyanna Dutra (Desenvolvimento Humano); e Lídia Moura (Mulher e Diversidade Humana).

O Governo do Estado tem realizado uma série de ações voltadas para os migrantes, refugiados e apátridas, a exemplo da disponibilização de abrigamento integral, alimentação, acesso a documentos, ao mercado de trabalho, ao serviços de saúde e de educação. No Centro Estadual de Referência de Igualdade Racial João Balula, as pessoas têm acesso ao registro de práticas de discriminação e xenofobia e assistência jurídica, pedagógica e psicossocial nos casos de violações de direitos.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Monumento à Bíblia será erguido na Lagoa, anuncia Eliza Virgínia

Anteriores

reservecapa (1)

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

alpbservidores (1)

ALPB homenageia servidores com mais de 30 anos de serviços prestados à Casa

jaqueline1

Jaqueline Viana é condenada por propaganda antecipada em Cabedelo

camaraareial (1)

Eleição da Câmara Municipal de Areial é anulada pela Justiça

Drones festas

Festejos juninos: Segurança terá drones com reconhecimento facial e reforço do policiamento

Gripe, nebulização

Estado decreta situação de emergência em Saúde após aumento de doenças respiratórias

João Azevêdo close

João vai ao STF para barrar mudanças no prazo de liberação de emendas parlamentares

Sala de Tribunal

Irmãos acusados de matar e ‘concretar’ mulher são julgados em Pedras de Fogo

TCE PB pleno maio 2024

TCE aprova resolução que disciplina contratações temporárias de servidores públicos

UFPB-entrada-683x388

Governo propõe aumento de 13% a 31% a professores de ensino superior até 2026