Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

João recebe representantes do MAB e discute andamento do Projeto Agrovila Águas de Acauã

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O governador João Azevêdo recebeu, na manhã desta quinta-feira (23), em João Pessoa, representantes do Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB), ocasião em que discutiu o andamento do Projeto Agrovila Águas de Acauã, considerado uma reparação histórica a famílias que foram impactadas pela Barragem de Acauã e que, havia 20 anos, aguardavam solução.

A reunião contou com a presença do vice-governador Lucas Ribeiro e de vários auxiliares da Gestão estadual, a exemplo da secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra; do secretário da Infraestrutura e Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga; e da presidente da Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap), Emília Correa Lima. O procurador da República na Paraíba, José Godoy, também participou do encontro, entre outras autoridades.

Na ocasião, o governador João Azevêdo destacou a importância do projeto como reparação histórica de direitos que foram violados. “Reuniões como esta são fundamentais para que o projeto atenda, verdadeiramente, ao que se propôs, que é a inclusão de famílias que foram atingidas pela construção da barragem”, destacou.

O projeto Agrovila Águas de Acauã contempla 100 unidades habitacionais, além do abastecimento d’água completo — com investimentos que ultrapassam os R$ 10 milhões. Cultivo de uso coletivo e da cooperativa e para a associação dos moradores e produtores, escola, campo de futebol, Unidade Básica de Saúde, praça e centros religiosos estão entre os benefícios.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, disse que a reunião demonstra o respeito do governador João Azevêdo pelos movimentos sociais. “Foi uma reunião com vários secretários do Governo do Estado — Agricultura Familiar, Empaer, Procase —, toda uma rede que dialoga com essa pauta. Isso demonstra o respeito e o compromisso do governador João Azevêdo por pessoas atingidas por barragem”, comentou.

Já o procurador da República na Paraíba, José Godoy, destacou que, além da competência na realização do projeto, o governador João Azevêdo demonstra sensibilidade na reparação de direitos sociais. “Eu acho fundamental a sensibilidade, a percepção, a capacidade de entender que temas como reparação de violação de direitos humanos é obrigação essencial do Estado brasileiro, do Estado da Paraíba. Foi uma reunião extremamente positiva, propositiva e sem deixar problemas para resolver depois”, comentou.

O coordenador do MAB, Osvaldo Bernardo, agradeceu a sensibilidade e a abertura de diálogo com o governador João Azevêdo. “Durante o primeiro mandato de João Azevêdo, a gente conseguiu se reunir com ele cinco vezes. E, aos três meses do segundo mandato, a gente é mais uma vez recebido. É um diálogo muito democrático, coisa que durante 20 anos, mesmo com a organização do movimento, muita pressão, a gente não conseguia”, observou.

A construção da barragem Acauã desalojou cerca de mil famílias, com seis comunidades atingidas: Pedro Velho, Riachão, Cajá, Costa e Melancia, todas no município de Itatuba. A comunidade do Costa é a de maior vulnerabilidade social, por isso foi priorizada no Projeto Agrovila Águas de Acauã.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Monumento à Bíblia será erguido na Lagoa, anuncia Eliza Virgínia

Anteriores

reservecapa (1)

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

alpbservidores (1)

ALPB homenageia servidores com mais de 30 anos de serviços prestados à Casa

jaqueline1

Jaqueline Viana é condenada por propaganda antecipada em Cabedelo

camaraareial (1)

Eleição da Câmara Municipal de Areial é anulada pela Justiça

Drones festas

Festejos juninos: Segurança terá drones com reconhecimento facial e reforço do policiamento

Gripe, nebulização

Estado decreta situação de emergência em Saúde após aumento de doenças respiratórias

João Azevêdo close

João vai ao STF para barrar mudanças no prazo de liberação de emendas parlamentares

Sala de Tribunal

Irmãos acusados de matar e ‘concretar’ mulher são julgados em Pedras de Fogo

TCE PB pleno maio 2024

TCE aprova resolução que disciplina contratações temporárias de servidores públicos

UFPB-entrada-683x388

Governo propõe aumento de 13% a 31% a professores de ensino superior até 2026