Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Trotes superam número de ocorrências atendidas pelo Samu de João Pessoa em 2022

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de João Pessoa (Samu-JP) atendeu 22.256 ocorrências no período de janeiro até novembro deste ano. Deste total, o tipo de atendimento mais frequente é o de socorro, que corresponde a cerca de 90% (20.444) dos chamados, enquanto o restante corresponde a transferências e remoções. Mensalmente, o serviço realizou uma média de 2 mil atendimentos. Do total de chamadas recebidas durante o ano pelo Samul, 22.465 foram identificadas como trotes.

De acordo com o levantamento do Samu-JP, as principais ocorrências registradas este ano foram os acidentes de trânsito (3.816). Outras ocorrências atendidas com frequência pelas equipes de socorro foram psiquiátricas (2.323), paradas cardiorrespiratórias (498), AVC (448), pediátricas (351) e síndromes gripais (255).

Para o coordenador geral do Samu-JP, Galileu Machado, o trabalho dos profissionais é fundamental para salvar vidas. “Chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento ou mesmo à morte é de extrema importância para a nossa população, pois cada segundo é importante na tentativa de salvar uma vida ou diminuindo os danos e evitando a morte precoce”, afirmou.

Trotes – Além da Capital, o Samu-JP é responsável pela regulação do atendimento de urgências de 60 municípios inseridos na 1ª Macrorregião de Saúde. Somando todas essas localidades, o serviço recebeu 234.173 chamadas no período de janeiro a novembro de 2022. Deste total, 22.465 foram identificadas como trotes, ou seja, quase 10% das ligações.

Essa transgressão se configura crime e, quando identificado, o autor é enquadrado no artigo nº. 340 do Código Penal Brasileiro por falsa comunicação, cuja pena é detenção de um a seis meses ou multa. No Samu, quando a ligação é identificada como trote, é feito um registro em um banco de dados, sendo contabilizado em estatísticas e, posteriormente, encaminhado a delegacias e Procuradoria para providências cabíveis.  O Samu realiza, ainda, ações educativas em meios de comunicação, nas escolas, Centros de Referência em Assistência Social, Centros de Apoio Psicossocial, Unidades Básicas de Saúde, entre outros órgãos municipais.

Quando chamar o Samu – O Samu atende diversas ocorrências, como urgências traumatológicas, psiquiátricas, obstétricas, pediátricas e clínicas, a exemplo de intoxicação, queimaduras graves, trabalho de parto com risco para a mãe ou para o bebê, quedas e crises convulsivas. Sempre que este tipo de urgência acontecer, o serviço deve ser acionado de imediato.

De acordo com o Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu, um atendimento é considerado socorro quando as ambulâncias e motolâncias são despachadas para atender uma ocorrência. Já a orientação acontece quando um usuário faz um chamado e, como o caso não é grave, o médico da equipe faz o atendimento por telefone.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Monumento à Bíblia será erguido na Lagoa, anuncia Eliza Virgínia

Anteriores

reservecapa (1)

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

alpbservidores (1)

ALPB homenageia servidores com mais de 30 anos de serviços prestados à Casa

jaqueline1

Jaqueline Viana é condenada por propaganda antecipada em Cabedelo

camaraareial (1)

Eleição da Câmara Municipal de Areial é anulada pela Justiça

Drones festas

Festejos juninos: Segurança terá drones com reconhecimento facial e reforço do policiamento

Gripe, nebulização

Estado decreta situação de emergência em Saúde após aumento de doenças respiratórias

João Azevêdo close

João vai ao STF para barrar mudanças no prazo de liberação de emendas parlamentares

Sala de Tribunal

Irmãos acusados de matar e ‘concretar’ mulher são julgados em Pedras de Fogo

TCE PB pleno maio 2024

TCE aprova resolução que disciplina contratações temporárias de servidores públicos

UFPB-entrada-683x388

Governo propõe aumento de 13% a 31% a professores de ensino superior até 2026