Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Conde lança programa de regularização fundiária

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Prefeitura de Conde lançou, na manhã desta segunda-feira (22), o programa de regularização fundiária Reurb Social (Reurb-S) com o propósito de corrigir o déficit de imóveis regularizados em toda sua extensão territorial. A solenidade de lançamento aconteceu no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do Ademário, com a presença da prefeita Karla Pimentel.

São exatamente os moradores do Ademário os primeiros beneficiados do Reurb-S. Segundo a Secretaria de Planejamento (Seplan), órgão que gerenciará o programa, serão, aproximadamente, 300 contemplados nas duas etapas previstas para esse ano, o que representa a totalidade de lotes do conjunto habitacional passíveis de regularização atualmente.

Já a partir desta terça-feira (23), equipes da Prefeitura visitarão 160 residências a fim de coletar os dados físicos dos imóveis e os dados sociais dos residentes, o que se faz necessário para a regularização. “Com isso em mãos, providenciaremos as Certidões de Regularidade Fundiária (CRF) e enviaremos ao Cartório, para que após o trâmite burocrático, sejam emitidos os Títulos de Posse”, esclareceu a Seplan.

Todo o processo de cadastramento será feito ‘in loco’. Os moradores devem procurar a Seplan apenas se a equipe tiver passado na sua residência durante sua ausência. Nesse caso, os técnicos retornarão para coleta dos dados. O secretário Márcio Simões também frisou que “apenas os lotes que estão em áreas sob demanda judicial não serão regularizados agora”. Estes serão contemplados em um segundo momento.

A prefeita Karla Pimentel, que estava acompanhada por vereadores e secretários municipais, disse que os técnicos da Prefeitura de Conde trabalham incessantemente para tornar o Reurb-S possível. “Travamos uma guerra burocrática para que pudéssemos apresentar esse programa a vocês hoje”, disse. “E se estamos aqui, é porque decidimos que a dignidade e a segurança de vocês será sempre prioridade para nossa gestão”, concluiu.

O Reurb-S será fundamental para garantir aos moradores segurança sobre suas casas, comércios, ou qual seja o fim de utilização do imóvel. Além de contribuir na contratação de financiamentos bancários, no acesso a programas sociais e na valorização do bem.

É válido constar que 45 famílias do Ademário receberam seus Títulos de Posse ao longo do último ano e que, segundo técnicos da Seplan, outros 22 Títulos estão prestes a chegar às mãos de moradores da comunidade.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Monumento à Bíblia será erguido na Lagoa, anuncia Eliza Virgínia

Anteriores

Brasil vai sediar copa mundial feminina de futebol, Reuters

Brasil vence concorrência europeia e vai sediar Copa do Mundo feminina de 2027

Luydiane Jamelle 2

Irmãos são condenados por matar e ‘concretar’ corpo de mulher em Pedras de Fogo

amidisecitec (1)

Amidi e Secitec discutem cooperação para pesquisas e ferramentas contra fake news

reservecapa (1)

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

alpbservidores (1)

ALPB homenageia servidores com mais de 30 anos de serviços prestados à Casa

jaqueline1

Jaqueline Viana é condenada por propaganda antecipada em Cabedelo

camaraareial (1)

Eleição da Câmara Municipal de Areial é anulada pela Justiça

Drones festas

Festejos juninos: Segurança terá drones com reconhecimento facial e reforço do policiamento

Gripe, nebulização

Estado decreta situação de emergência em Saúde após aumento de doenças respiratórias

João Azevêdo close

João vai ao STF para barrar mudanças no prazo de liberação de emendas parlamentares