Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Psiquiatra Alfredo Minervino recebe Medalha Cidade de João Pessoa

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O psiquiatra Alfredo José Minervino recebeu durante uma sessão solene realizada na tarde desta segunda-feira, 15, no plenário da Câmara Municipal, a Medalha Cidade de João Pessoa. A homenagem foi proposta pela vereadora Fabíola Rezende (PSB) que enalteceu na oportunidade o trabalho realizado pelo médico.

“Doutor Minervino é uma referência na psiquiatria em todo o Brasil. Temente a Deus, doutor Alfredo Minervino cumpre a missão de cuidar e ajudar os que mais precisam nessa área tão complexa e fascinante que é a mente humana, a psiquiatria”, frisou Fabíola Rezende. A vereadora ressaltou as qualidades de Alfredo Minervino também como ser humano, “Ele tem o compromisso do médico cidadão, procurando ajudar pessoas sem condições de realizar tratamentos psiquiátricos”, afirmou.

A vereadora acrescentou: “A entrega dessa medalha é uma forma de agradecimento da sociedade pessoense. É um muito obrigado por abraçar essa missão e, na sua área, representar com excelência a cidade de João Pessoa”.

Prestigiando a solenidade de entrega da Medalha Cidade de João Pessoa, o presidente do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), o médico João Modesto salientou que a homenagem a Alfredo Minervino se estende a todos os médicos paraibanos. “É muito justa essa homenagem a Alfredo, reconhecido um grande nome da psiquiatria no país, que só eleva a Medicina paraibana, o que acaba se tornando uma homenagem também a todos os médicos paraibanos”, afirmou.

O médico Alfredo Minervino falou emocionado sobre receber a Medalha Cidade de João Pessoa. “Eu queria agradecer a homenagem e, sobretudo, o mais importante para mim, o carinho. Queria agradecer ao meu professor, o doutor João Modesto, por estar aqui presente. Agradecer, principalmente, a você vereadora Fabíola pela condição que me traz essa honraria. E me vem através de uma pessoa que trata com aqueles que não sabem falar, que são abandonados e que, possivelmente, sem ajuda dela, teriam perdido as suas vidas, que são os animais abandonados. Uma homenagem vinda de uma pessoa assim me torna muito mais responsável e cônscio do valor que essa homenagem tem”, comentou.

Alfredo Minervino lembrou da sua trajetória na medicina e renovou o compromisso em prosseguir cumprindo a missão de cuidar das pessoas. “A importância de receber uma medalha dessa é tornar a psiquiatria paraibana reconhecida pelo seu trabalho, pela sua informação e, principalmente, pelo resultado do que seria o tratamento do transtorno mental”, comentou. Ele acrescentou: “A humanização da psiquiatria seria tratar o paciente como tratar a si mesmo, mas não o colocar numa condição de piedade, mas uma condição de ajudá-lo, mas, principalmente, torná-lo bem de volta à família e de volta ao seu trabalho”.

O homenageado agradeceu, emocionado, à filha Gabriela, que não pôde estar presente à solenidade, e também à esposa, companheira de 35 anos, Carla Alexandra Moita Minervino, e ao filho Rafael Victor, que começa a seguir a carreira do pai, pois é estudante de medicina. Os três acompanharam a solenidade. Ele também agradeceu a mãe, Katia Scarlet Lins Minervino e a tia, a médica Fátima Braga, que também participaram da solenidade, assim como aos demais parentes e amigos.

O homenageado

O psiquiatra Alfredo Minervino é vice-presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), professor da Universidade Federal da Paraíba e chefe da unidade de psiquiatria do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB), coordenando, também, a Residência Médica em psiquiatria do mesmo hospital.

Mestre em Neuropsiquiatria pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorando em Bioética pela Universidade do Porto, Portugal, o psiquiatra Alfredo Minervino é autor de 28 obras bibliográficas publicadas em universidades e revistas nacionais e internacionais. Ele é formado em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) no ano de 1996 e fez residência médica com especialidade em psiquiatria no Hospital Ulysses Pernambucano, pela Secretária de Estado da Saúde de Pernambuco.

Além disso, o médico Alfredo Minervino lecionou no Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e é proprietário e atende na Clínica Mental Health, localizada no Edifício Trade Office Center, em João Pessoa. Ele é referência nacional na área de psiquiatria e acompanha pacientes de todo o Brasil e até do exterior.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Morre aos 95 anos ator paraibano José Santa Cruz

Morre ator paraibano José Santa Cruz, ex-integrante do Zorra Total e dublador do Dino