Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Usinas da PB devem produzir 420 milhões de litros de etanol até março

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

As usinas de açúcar e etanol da Paraíba devem processar 6,5 milhões de toneladas de cana e produzir 420 milhões de litros de etanol (anidro e hidratado) na safra 2022/2023. Os dados são uma projeção do Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool na Paraíba (Sindalcool-PB). As sete usinas associadas ao sindicato começaram a moer cana desde o fim de julho e seguem até março do próximo ano, quando se encerra a safra.

As chuvas bem distribuídas devem melhorar o volume de cana para esta safra. Na opinião da maioria dos diretores de usinas e também dos fornecedores de cana, esta safra será melhor do que a anterior.

Nas estimativas, também se considera o provável teor de açúcar ou ATR (Açúcar Total Recuperável), que indica a qualidade da cana, ou seja, a capacidade do vegetal de converter a luz solar e os nutrientes do ar e do solo em sacarose, que as usinas deverão transformar em açúcar ou álcool.

“A cana, em geral, melhora a sua produtividade industrial quando, antes da colheita ocorre um período de estiagem e temperaturas mais baixas, o que não é comum no estado da Paraíba. Nas condições verificadas nesta safra até julho, o ATR é menor. Se observa um crescimento de 10 a 15% em volume total de cana em toneladas de cana por hectare como previsão de safra. Entretanto, com baixo ATR, a cana colhida, por enquanto, se traduz em menor produtividade industrial com pequenos ganhos em litros de etanol por tonelada de cana e/ou toneladas de açúcar. Ao longo dos anos, a safra da Paraíba já superou o atual volume estimado de 6,5 milhões de toneladas de cana, o que faz crer que a previsão atual deverá se realizar”, diz o presidente-executivo do Sindalcool-PB, Edmundo Barbosa.

O açúcar e o etanol produzidos pelas empresas paraibanas são usados para o abastecimento do mercado local, nacional e internacional. No ano de 2021, foi exportado pela Paraíba o volume de 27.459 mil toneladas de açúcar.

  • Segundo o Sindalcool-PB, cerca de 80% da matéria-prima é usada para a fabricação do biocombustível etanol.

Setor sucroenergético é um dos que mais gera emprego e renda no estado

Na Paraíba, cerca de 60% da cana vem de fornecedores/terceiros e 40% é cultivada em propriedades das usinas. Sendo assim, estima-se que 3,9 milhões de toneladas de cana sejam ofertadas por mais de 1.500 produtores rurais, gerando assim mais emprego e mais renda.

Em 2021, o setor representou 19,88% no número de admissões da indústria de transformação e 18,7% no número de admissões na indústria no geral. O número de admissões no cultivo da cana representou, no ano passado, 33% do número de trabalhadores na agricultura da Paraíba. O retorno das admissões (trabalhadores que voltam à atividade) tem um alto percentual que fica em torno de 85% a 90%.

Com o início da nova safra, cerca de 20 mil trabalhadores são empregados no setor sucroenergético. A atividade, que é a que mais emprega do setor agrícola na Paraíba, também gera cerca de 40 mil postos de trabalho indiretos e movimenta a economia de 26 municípios paraibanos onde se produz cana.

Nesta safra, mais uma vez, a valorização dos trabalhadores e das relações de trabalho, caminham juntas com os avanços na produtividade e investimentos em tecnologia, como é o caso do uso de agentes orgânicos e das melhorias na irrigação, áreas em que a Paraíba sobressai no cenário nacional na produção do etanol e do açúcar.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Morre aos 95 anos ator paraibano José Santa Cruz

Morre ator paraibano José Santa Cruz, ex-integrante do Zorra Total e dublador do Dino