Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Ataque hacker suspende discussão de PEC dos Benefícios na Câmara

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Em meio às discussões sobre a PEC 15/2022, que estabelece o aumento emergencial do valor dos auxílios sociais até novembro, o presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP-AL) decidiu suspender a sessão plenária por conta de um possível ataque hacker ao sistema de internet da Casa. A Polícia Federal foi acionada para investigar o ocorrido.

Os parlamentares já haviam percebido que algo errado acontecia na conexão da Câmara durante a votação do texto-base da PEC, quando diversos deputados alertaram na tribuna que o sistema virtual não estava funcionando para os votantes que se encontravam em missão no exterior. Ao consultar a equipe de técnica, Lira foi notificado sobre o desligamento de dois servidores de internet da Casa, cada um fornecido por uma empresa diferente.

Inicialmente, Lira anunciou que tentaria seguir com a sessão, prolongando o prazo da votação para aumentar o tempo disponível para parlamentares que estivessem participando à distância pudessem votar. A estratégia funcionou durante a votação do texto-base, mas a situação se agravou em seguida. Durante a votação dos destaques, a sessão foi suspensa.

A decisão foi questionada por parte dos deputados, tendo em vista a vedação para suspensões de duração superior a uma hora no regimento interno. Em resposta, Lira alegou que “nós temos que proteger o parlamento, o funcionamento do parlamento”, e que “não estamos tratando de uma coisa normal, de um entendimento de liderança”, mantendo sua decisão.

A sessão será retomada na manhã desta quarta-feira (13), sendo mantido ainda o quorum e os votos já registrados no sistema. Na tarde, está convocada a próxima sessão, com previsão de discutir o segundo turno da PEC.

Em nota, a Câmara dos Deputados afirmou que notou a instabilidade do sistema a partir das 19h e que, para assegurar que todos deputado exercessem o legítimo direito de voto, foi suspensa a sessão. A nota, no entanto, não menciona o suposto ataque hacker no sistema.

Confira a nota da Câmara dos Deputados na íntegra:

“A área técnica da Câmara dos Deputados verificou instabilidade no sistema de votação remota a partir das 19 horas. A situação se agravou rapidamente, suspendendo qualquer possibilidade de votação à distância, inclusive com a queda da rede wi-fi.

Foram interrompidos simultaneamente os dois links de Internet, fornecidos por empresas distintas. Trata-se de uma ocorrência grave e sem precedentes.

Para assegurar que todos os deputados exerçam seu legítimo direito de voto, foi suspensa a sessão e determinada a investigação imediata das causas e responsabilidades da pane do sistema.”

Votações – Ainda ontem, a Câmara dos Deputados aprovou, em primeiro turno, o texto-base da PEC do Estado de Emergência (PEC 15/22). A proposta permite ao governo gastar por fora do teto de gastos mais R$ 41,25 bilhões até o fim do ano para aumentar benefícios sociais, conceder ajuda financeira a caminhoneiros e taxistas, ampliar a compra de alimentos para pessoas de baixa renda e diminuir tributos do etanol.

O texto-base aprovado é um substitutivo do relator, deputado Danilo Forte (União-CE). Foram 393 votos a favor a 14 contra. O Plenário da Câmara vai analisar hoje os destaques apresentados pelos partidos na tentativa de retirar trechos do texto.

Ainda em 1º turno, foi aprovada também a PEC do Piso da Enfermagem (PEC 11/22). Foram 425 votos a 7. O Plenário precisa analisar ainda um destaque do Novo apresentado à proposta. A votação poderá ser retomada nesta quarta-feira (13).

De autoria do Senado, a PEC do Piso da Enfermagem determina que uma lei federal instituirá pisos salariais profissionais nacionais para o enfermeiro, o técnico de enfermagem, o auxiliar de enfermagem e a parteira, a serem observados por pessoas jurídicas de direito público e de direito privado.

 

 

com Congresso em Foco e Agência Câmara de Notícias

 

 

 

Congresso em Foco

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Monumento à Bíblia será erguido na Lagoa, anuncia Eliza Virgínia

Anteriores

reservecapa (1)

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

alpbservidores (1)

ALPB homenageia servidores com mais de 30 anos de serviços prestados à Casa

jaqueline1

Jaqueline Viana é condenada por propaganda antecipada em Cabedelo

camaraareial (1)

Eleição da Câmara Municipal de Areial é anulada pela Justiça

Drones festas

Festejos juninos: Segurança terá drones com reconhecimento facial e reforço do policiamento

Gripe, nebulização

Estado decreta situação de emergência em Saúde após aumento de doenças respiratórias

João Azevêdo close

João vai ao STF para barrar mudanças no prazo de liberação de emendas parlamentares

Sala de Tribunal

Irmãos acusados de matar e ‘concretar’ mulher são julgados em Pedras de Fogo

TCE PB pleno maio 2024

TCE aprova resolução que disciplina contratações temporárias de servidores públicos

UFPB-entrada-683x388

Governo propõe aumento de 13% a 31% a professores de ensino superior até 2026