Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

“O ciúme é a véspera do fracasso”

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Seria o ciúme alma gêmea do amor ou tão somente inferno astral dos amantes? Há uma linha tênue, dificultando a sua classificação e eventuais rótulos, mas uma coisa é certa: atire a primeira pedra quem nunca se viu tomado por tal sentimento, demasiadamente retratado no universo das artes e vivenciado na própria pele, por homens e mulheres, em diferentes fases da vida.

Cinema, teatro, literatura, música e a teledramaturgia mostram essa emoção sob vários aspectos. Do patológico e obsessivo ao normal, quando revela-se tão somente como mais uma nuance de cuidado e bem-querer, sem vislumbrar quaisquer formas de controle, manipulação, posse ou violência.

Nem todo mundo que sente ciúme é possessivo, apesar de todo possessivo ser ciumento e, na maioria das vezes, manifestar atitudes desproporcionais e invasivas. A exemplo de vasculhar pertences do outro (a), proibir amizades, ditar regras comportamentais e tentar controlar seu objeto de desejo de todas as maneiras.

​Gestos como esses devem acender sinais de alerta. Afinal, o ciúme doentio, na ficção ou realidade, pode custar a própria vida, ou pedaços dela jamais recuperados… São estragos psicológicos difíceis de serem mensurados, em meio às pressões causadas por desconfianças e abusividades.

​Predomina profundo desrespeito à individualidade, gerado por uma espécie de ansiedade de abandono e rejeição. Ante total incapacidade de administrar as próprias emoções, o ser humano simplesmente ultrapassa o limite do aceitável, trilhando caminhos responsáveis por muito mais descontentamento que felicidade.

​A despeito de acompanhar o indivíduo em inúmeras situações, desde a infância, o ciúme é uma armadilha difícil de ser administrada. Quando saudável, não machuca, controla, tampouco atrapalha a vida do outro ou de si próprio. Do contrário, se traduz em algo totalmente negativo, que nada tem a ver com zelo e motivação para investir na relação.

​O ciúme guarda semelhanças com a inveja, à medida em que relaciona-se a um objeto de desejo. A diferença é que a pessoa sente inveja daquilo que não possui, mas gostaria de ter. Enquanto o ciúme costuma ser de algo ou alguém que julga possuir, mas pode ser “roubado”.

​ De um jeito ou outro, a notícia boa é que o autoconhecimento e um tratamento psicológico adequado podem reverter o quadro de ciúme disfuncional. Assim, inicia-se um novo ciclo no relacionamento, onde não mais se estará à espreita, a fim de investigar cada suspiro do outro. E o ciúme exagerado será lembrado pelo casal apenas em forma de canção, como a de Roberto Carlos: “Entenda que o meu coração tem amor demais meu bem e essa é a razão do meu ciúme. Ciúme de você, ciúme de você, ciúme de você”. Ou como profunda advertência poética, professada na música de Alceu Valença: “O ciúme é a véspera do fracasso. E o fracasso provoca o desamor…”

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

luizcouto1

Parlamentares e militantes se solidarizam com Luiz Couto depois de críticas de Jackson Macêdo

micheleeamalia

Deputada Amália Barros, morta neste domingo, “tirou o olho” a pedido de Michelle Bolsonaro na PB

ovideopeb

Repórter fotográfico Ovídio Carvalho morre após AVC hemorrágico

e07182fd7b5bb369c559e5df8d741030

Roberto Paulino lança chapa com João Azevêdo e Hugo Mota para Senado

ph1

PH explica motivo pelo qual influenciadora sem calcinha foi expulsa da Casa

Polícia prende dupla suspeita de tentar arremessar drogas dentro de penitenciária em Sousa

Polícia prende dupla suspeita de tentar arremessar drogas dentro de penitenciária em Sousa

claudiaeregina (1)

Neta de escravizados, filósofa Regina Célia ministra workshop sobre política para paraibanas

ambulancia FOTO Pixabay

Motorista morre após carro capotar na BR-361, em Catingueira

obra pedreiro construcao civil FOTO Pixabay

Sine-PB divulga 461 vagas de emprego em 11 municípios paraibanos

Brasília (DF), 19/04/2023 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante cerimônia comemorativa do Dia do Exército, no Quartel-General do Exército, em Brasília. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em mensagem do Dia das Mães, Lula se solidariza com vítimas das chuvas