Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Idosos são recadastrados para usar Zona Azul em João Pessoa

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans) realiza a partir da próxima sexta-feira (1º de outubro) um cadastramento dos idosos da Capital para o "Cartão do Idoso". Através deste documento, as pessoas com mais de 60 anos terão o benefício de permanecer com seus veículos pelo tempo máximo de uma hora nos estacionamentos da Zona Azul, no espaço destinado a eles.

A medida visa atender à resolução 303 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que determina a destinação de 5% da vagas de estacionamento regulamentado exclusivamente para estas pessoas. A partir do dia 1º de novembro, além dos idosos, as pessoas portadoras de necessidades especiais também farão o cadastramento.

O cadastramento será realizado gratuitamente, no horário de 8h às 12 e 14h às 17h, na sede da STTrans, no bairro do Cristo. Apenas idosos domiciliados em João Pessoa poderão receber o "Cartão do Idoso". Para fazer o cadastro, é necessário apresentar original e xerox autenticada da cédula de identidade ou Carteira Nacional de Habilitação e de um comprovante de residência recente provando que ele mora na Capital, além de foto 3×4 atualizada.

Para os idosos com dificuldade de locomoção, o cadastro poderá ser realizado através de procuração. Poderão receber o cartão não apenas idosos que possuem CNH ou que ainda dirigem, mas qualquer pessoa maior de 60 anos que também seja transportada no banco dos passageiros.

A credencial terá validade em todo o território nacional, mas é de responsabilidade do órgão ou entidade de trânsito de cada município expedir os documentos referentes aos moradores domiciliados nele. Para utilizar as vagas de estacionamento reservadas, os idosos deverão deixar a credencial exposta sobre o painel do carro, de forma visível e com a frente voltada para cima. A utilização da vaga em desacordo com a resolução caracteriza infração e as credenciais que apresentarem irregularidades, como rasura, falsificação ou sua utilização por pessoas que não são idosas poderá acarretar na suspensão ou cassação do direito.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

gusfavo1

Candidato de 30 anos morre ao passar por exame físico do concurso da PM

pbtur1 (1)

Governo da Paraíba impulsiona o turismo com ações estratégicas de divulgação

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa narra agressão cometida por 7 homens e pedrada na cabeça; ouça

joaoazevedoclose

João Azevêdo destaca investimentos na educação no lançamento do programa Pé-de-Meia na PB

concursouni

Governo decide adiar provas do 1º Concurso Nacional Unificado

terezinhacamilo (1)

Ministro da Educação sinaliza que Terezinha será confirmada como reitora da UFPB

Francisco de Assis Rodrigues de Lima, prefeito de Cajazeirinhas

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Festa Junina

MP recomenda medidas para garantir segurança e meio ambiente no São João de Monteiro

Cícero e Janine Lucena

Cícero explica que mandado contra Janine foi motivado por ligação desconhecida

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por participar de rinha de galos e ameaçar deputada