Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Capes-PrInt: UFPB oferta 22 vagas de doutorado sanduíche no exterior

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Pró-Reitoria de Pós-graduação (PRPG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou, nesta terça-feira (17), o edital nº 01/2022 referente à seleção de alunos dos cursos de doutorado para serem bolsistas no Programa Institucional de Internacionalização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Programa CAPES-PrInt), para o ano de 2022. As vagas são voltadas exclusivamente para os Programas de Pós-Graduação da UFPB selecionados para o Capes-PrInt-UFPB.

A seleção contempla 22 vagas, disponíveis para 11 projetos divididos nas áreas temáticas de Intervenções, Tecnologias, Produtos e Processos aplicados à saúde; Territórios da diversidade: educação, linguagens, mediações culturais e políticas públicas; e Bioma Caatinga, biodiversidade e sustentabilidade. As bolsas terão duração de seis meses a um ano, dependendo dos temas abordados e dos projetos selecionados.

O prazo de inscrições compreende o período de 18 a 25 de maio para bolsas que se iniciem entre novembro e setembro de 2022; e de 18 de maio a 14 de outubro para bolsas a serem iniciadas entre janeiro e março de 2023. As inscrições devem ser realizadas na secretaria do Programa de Pós-graduação que o candidato integra.

A escolha dos países disponíveis para o doutorado sanduíche depende do eixo temático, projeto e curso de pós-graduação do candidato. O edital disponibiliza vagas para os seguintes países: Reino Unido, França, Itália, Espanha, Suécia, Bélgica, Austrália, Canadá, Portugal, Estados Unidos, México, Argentina, África do Sul, Suíça, Suécia, Colômbia, Dinamarca, Reino Unido, Áustria, Japão e África do Sul.

Podem ser contemplados com a modalidade de doutorado sanduíche no exterior alunos regularmente matriculados em cursos de doutorado nos Programas de Pós-graduação da UFPB que participem do Programa CAPES-PrInt-UFPB, desde que tenham integralizado número de créditos compatível com a perspectiva de conclusão do curso.

Os alunos selecionados deverão retornar, após a realização do estágio no exterior, e permanecer no curso por, pelo menos, seis meses, considerando o prazo máximo regulamentar permitido, sem prorrogações.

A duração das bolsas e distribuição do número de vagas foi realizada de acordo com os recursos disponíveis por cada Programa de Pós-Graduação. De acordo com o Pró-Reitor de Pós-graduação, Prof. Fernando Perazzo, as bolsas oferecidas destinam-se a alunos que tenham interesse em participar de pesquisas e trabalhos no exterior, e, na atualidade, os valores variam na faixa de R$ 1.100 mensais. Há ainda apoio da CAPES na aquisição das passagens aéreas.

Para ele, a realização do doutorado sanduíche traz benefícios ao estudante e para a Universidade. “O importante disso é que a gente vai ter um aluno que vai e volta do exterior melhor capacitado profissionalmente e, consequentemente, existe a parceria da UFPB com outras instituições, e nós temos 42 instituições estrangeiras dentro deste CAPES-PrInt”, disse o gestor.

O Programa CAPES-PrInt tem como objetivo a internacionalização de instituições de ensino superior e institutos de pesquisa no Brasil, como forma de incrementar o impacto da produção acadêmica e científica realizada no âmbito dos programas de pós-graduação.

Detalhes da seleção, procedimentos, documentação exigida e vagas disponíveis estão contemplados no edital.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

joaoelucas (1)

ODE 2024: João Azevêdo abre ciclo de audiências públicas em Cuité

gusfavo1

Candidato de 30 anos morre ao passar por exame físico do concurso da PM

pbtur1 (1)

Governo da Paraíba impulsiona o turismo com ações estratégicas de divulgação

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa narra agressão cometida por 7 homens e pedrada na cabeça; ouça

joaoazevedoclose

João Azevêdo destaca investimentos na educação no lançamento do programa Pé-de-Meia na PB

concursouni

Governo decide adiar provas do 1º Concurso Nacional Unificado

terezinhacamilo (1)

Ministro da Educação sinaliza que Terezinha será confirmada como reitora da UFPB

Francisco de Assis Rodrigues de Lima, prefeito de Cajazeirinhas

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Festa Junina

MP recomenda medidas para garantir segurança e meio ambiente no São João de Monteiro

Cícero e Janine Lucena

Cícero explica que mandado contra Janine foi motivado por ligação desconhecida