Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Governo do Estado anuncia ações para indígenas nesta terça-feira

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Governo do Estado anuncia, nesta terça-feira (19), dia nacional dos Povos Indígenas, as ações para as populações da etnia Potiguara e Tabajara da Paraíba. O evento será na aldeia São Francisco, em Baía da Traição, às 10h, com o tradicional ritual do Toré e contará com a presença de representantes do governo, caciques e grupos de mulheres indígenas.

As ações para indígenas são coordenadas pela Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana em parceria com as secretarias de Educação, Saúde, Infraestrutura, Agricultura Familiar, Empreender-PB, entre outros.

Entre as demandas destes dois povos, estão previstas as entregas de sementes de milho, feijão e alevinos nos territórios,  anúncio de reformas de escolas, construção de passagens e ponte, além da programação cultural e atividades esportivas, com o tradicional Jogos Indígenas. Neste ano, acontecerá uma feira de serviços na aldeia São Miguel com ações de saúde, orientações sobre violência doméstica e empreendedorismo.

A Paraíba tem traços e marcas da presença Indígena, desde o próprio nome do Estado: Paraíba (águas ruins de navegação). O seu litoral norte é o berço da etnia Potiguara, e o litoral Sul, morada da etnia Tabajara. Os Potiguara estão distribuídos em 32 aldeias de três municípios do litoral norte, sendo eles: Rio Tinto, Marcação, Baía da Traição. O termo Potiguara significa: “Comedores de camarão” e estão no mesmo território desde antes da colonização. Sua presença é marcante na cultura paraibana. Os seus costumes e tradições, (embora estando em constante contato com a sociedade não indígena), segue fortalecendo e reverenciando sua ancestralidade.

Os indígenas Tabajara estão distribuídos em três aldeias no município do Conde. O nome Tabajara significa: “Senhor da aldeia”. Apesar das investidas da sociedade não indígena, que no passado silenciou os indígenas, tomando seus territórios, os Tabajara resistiram e seguem no processo de fortalecimento das suas tradições e culturas, retomando suas terras e firmando suas aldeias.

Tabajaras – O calendário do Abril Indígena promovido pelo Governo da Paraíba teve início no último domingo (17) na aldeia Tabajara, em Barra de Gramame, com os caciques Carlinhos e Paulo Tabajara e lideranças de mulheres indígenas.

A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, esteve presente junto com a equipe da Gerência de Igualdade Racial durante o ritual do Toré, na caminhada até a Barra de Gramame – território original dos povos Tabajara. Os povos de etnia Tabajaras exigem a demarcação da terra na área de Barra de Gramame, uma luta que a Semdh está apoiando.

“Neste momento, estamos apoiando a luta dos povos indígenas por meio de muito diálogo e ação. Durante esta semana, estamos entregando  árvores frutíferas e sementes crioulas e mudas de jenipapo e goiabeiras nas Aldeias Indígenas Tabajara, que também receberão os alevinos”, afirmou Lídia Moura.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Monumento à Bíblia será erguido na Lagoa, anuncia Eliza Virgínia

Anteriores

reservecapa (1)

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

alpbservidores (1)

ALPB homenageia servidores com mais de 30 anos de serviços prestados à Casa

jaqueline1

Jaqueline Viana é condenada por propaganda antecipada em Cabedelo

camaraareial (1)

Eleição da Câmara Municipal de Areial é anulada pela Justiça

Drones festas

Festejos juninos: Segurança terá drones com reconhecimento facial e reforço do policiamento

Gripe, nebulização

Estado decreta situação de emergência em Saúde após aumento de doenças respiratórias

João Azevêdo close

João vai ao STF para barrar mudanças no prazo de liberação de emendas parlamentares

Sala de Tribunal

Irmãos acusados de matar e ‘concretar’ mulher são julgados em Pedras de Fogo

TCE PB pleno maio 2024

TCE aprova resolução que disciplina contratações temporárias de servidores públicos

UFPB-entrada-683x388

Governo propõe aumento de 13% a 31% a professores de ensino superior até 2026