Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Concluindo (mesmo mesmo?!…) sobre os Técnicos da SEPLAN-PB

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Como no texto anterior foi questionado se o secretário Gilmar Martins teria “abraçado, mesmo e mesmo”, a causa da reestruturação salarial dos Técnicos de Políticas Públicas e Gestão Governamental (TPPGG), cujo quadro tem por lotação a SEPLAN-PB; e se o governador João Azevedo tomara conhecimento, “mesmo mesmo”,  quanto à situação de penúria remunerativa dos referidos técnicos, fui perguntado se estaria colocando em dúvida a capacidade técnico-profissional do atual titular daquela Pasta relativamente à área de planejamento do Estado.

Volto a dizer o que dissera antes, embora com outras palavras para que fique claro o posicionamento e questionamento feito: – o secretário Gilmar Martins é do quadro do Fisco, portanto, independentemente de está ou não como secretário da SEPLAN-PB, já tem remuneração compatível no contexto do Governo do Estado, vez que só o piso do subsídio do respectivo quadro funcional (Fisco) corresponde a umas 4 ou

5 vezes ao valor do teto (o maior nível) do vencimento alusivo aos Técnicos do quadro específico do Planejamento. O grupo dos técnicos da SEPLAN-PB, considerando que ele, como titular atual da Pasta atuasse como “padrinho” dessa reestruturação salarial, por óbvio frustrou-se!

Pra rememorar: esse grupo de Técnicos de Planejamento da SEPLAN-PB, como grupo funcional, origina-se da antiga FIPLAN (Fundação Instituto de Planejamento da Paraíba), criada entre 1976/1977 como principal braço da SEPLAN-PB. Isto ocorrera ao tempo do Governo Ivan Bichara que teve como secretário do Planejamento o renomado técnico Francisco Sales Cartaxo Rolim e como primeiro superintendente da FIPLAN outro renomado técnico, José de Oliveira Costa. A FIPLAN era a recrutadora dos técnicos especializados em planejamento e os colocava a serviço da SEPLAN-PB. Por óbvio, a remuneração era tão adequada como a do Fisco… e assim, qualificados técnicos deixaram até o magistério universitário (que exigisse dedicação exclusiva) para atuarem no Planejamento do Estado.

Depois, extinta a FIPLAN, aqueles técnicos passaram a integrar o quadro estatutário do Estado, no grupo conhecido como CIPES (Técnicos de Pesquisa, Ciência e Tecnologia), a eles preservando a remuneração originária, embora parte dela com carimbo de “irreajustável”. E assim começou o “desmoronamento” do grupo, parcialmente resgatado em fins de 2007 quando o Governo Cássio Cunha Lima substituiu-o pelo atual grupo de Técnicos de Políticas Públicas e Gestão Governamental (TPPGG). Eu disse, agora,que esse resgate foi parcial (parcial), vez que se lá na origem tinha vencimento similar à remuneração do Fisco, em 2007 seu piso de vencimento ficara em 2,5 salários mínimos, com teto de 5,0. Hoje, mesmo com o reajuste recente de 10%, a inicial é de R$ 1.480 e o teto de R$ 3.468. Esta a remuneração para técnicos cujas atribuições, explicitadas na própria lei que os instituiu, são as de “formulação, implementação e avaliação de políticas públicas, embasadas no desenvolvimento da pesquisa científica, tecnológica ou aplicada”.

Mais: – estes técnicos TPPGG são os principais atuantes responsáveis pela mais importante peça do desenvolvimento do estado, que é o Orçamento, conduzido pela SEPLAN-PB.

Fica mais um questionamento: – missão tão importante mediante remuneração tão incompatível, para não dizer “humilhante”?!…

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Estoquista

Sine-JP inicia semana ofertando mais de 220 vagas de empregos

luizcouto1

Parlamentares e militantes se solidarizam com Luiz Couto depois de críticas de Jackson Macêdo

micheleeamalia

Deputada Amália Barros, morta neste domingo, “tirou o olho” a pedido de Michelle Bolsonaro na PB

ovideopeb

Repórter fotográfico Ovídio Carvalho morre após AVC hemorrágico

e07182fd7b5bb369c559e5df8d741030

Roberto Paulino lança chapa com João Azevêdo e Hugo Mota para Senado

ph1

PH explica motivo pelo qual influenciadora sem calcinha foi expulsa da Casa

Polícia prende dupla suspeita de tentar arremessar drogas dentro de penitenciária em Sousa

Polícia prende dupla suspeita de tentar arremessar drogas dentro de penitenciária em Sousa

claudiaeregina (1)

Neta de escravizados, filósofa Regina Célia ministra workshop sobre política para paraibanas

ambulancia FOTO Pixabay

Motorista morre após carro capotar na BR-361, em Catingueira

obra pedreiro construcao civil FOTO Pixabay

Sine-PB divulga 461 vagas de emprego em 11 municípios paraibanos