Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Técnicos acima da média, os da SEPLAN-PB

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Reporto-me especificamente aos Técnicos de Políticas Públicas e Gestão Governamental, do quadro funcional vinculado à Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão, que, por mais que se a divulgue como SEPLAG-PB, na “voz do povo” continua SEPLAN-PB.

A referidos Técnicos reporto-me, exaltando o desempenho de todos eles e a elevada importância de suas tarefas para o êxito de cada Governo e do respectivo governante, porque ali, na SEPLAN-PB, esses profissionais têm que bem desenvolver – e desenvolvem – algumas das funções institucionais essenciais à administração, a partir da elaboração e acompanhamento da execução do orçamento do Estado. 

Todos  sabemos – e nem precisa ser técnico – que o orçamento, seja como LOA (Lei Orçamentária Anual), seja como PPA (Plano Plurianual), é a peça mais importante para a gestão de todo e qualquer Governo! Além desta essencial função, é na SEPLAN-PB que mais se concentram as preparações dos projetos de desenvolvimento do Estado, inclusive para a obtenção de financiamentos internos e externos.

Claro que para coordenar uma equipe desse nível, também tem de ser técnico muito competente o titular da Pasta, cargo hoje bem desempenhado – por óbvio por escolha e pelo “interesse público” do governador João Azevedo – como o é o secretário Gilmar Martins!

Recentemente visitei a SEPLAN-PB para informar-me sobre como obter um documento relativo à minha atuação, lá nos anos 80 e começo dos anos 90, naquela Pasta. E encontrei amigos que agora integram o mesmo grupo funcional no qual me aposentei e constatei com que competência e comprometimento funcional estão dedicados às suas funções! É como que estejam apenas dando continuidade ao que em um passado recente já fizeram outros colegas desse mesmo grupo funcional, originalmente denominado CIPES  – Ciência, Pesquisa e Tecnologia – e agora titulado como agregador dos Técnicos de Políticas Públicas e de Gestão Governamental. E vale bem a pena, é ilustrativo até, mencionar alguns desses nomes do passado, hoje, como eu, aposentados: – Luiz Gonzaga Rodrigues (este mesmo, o cronista-mor da Paraíba), Francisco das Chagas Lopes (foi o servidor dos “sete instrumentos” da Secretaria de Administração), Marcelo de Figueiredo Lopes (ex-Secretário SEPLAN-PB), Patrício Leal de Melo Filho (igualmente ex-Secretário da SEPLAN-PB), Maria do Carmo Cândido Moura (tão “craque” na área do Orçamento que o Tribunal de Justiça então a requisitou), José Zélio Marques Neves (o mais reconhecido “orientador da gestão municipal”), José Tarcísio Fernandes (jurista dos mais competentes que, mesmo com chamamento para integrar o quadro de Procuradores do Estado, optou ficar na SEPLAN-PB não só porque o salário era atraente, mas pela própria afinidade e interesse que tinha relativamente aos aspectos jurídicos dos projetos de desenvolvimento do Estado).

Realmente esse quadro de técnicos da SEPLAN-PB, pelo próprio valor profissional de seus integrantes, já foi muito bem reconhecido também do ponto de vista remunerativo! Houve tempo, até, em que integrantes do quadro do Fisco quiseram e obtiveram transferência para o então Grupo CIPES, obviamente hoje arrependidos porque essa remuneração atualmente está absurdamente defasada. 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

hugomotta

Hugo retira urgência de PL que autoriza banco a confiscar contas e FGTS para pagar dívidas

joaoode2024 (1)

Governo realiza audiências do ODE em Cajazeiras e Sousa nesta sexta e sábado

Energisa, energia, ligação de energia

Energisa é condenada a indenizar consumidor por instalar poste colado ao muro da casa

proconpb (1)

Procon-PB abre seleção de estágio para 15 vagas imediatas

terezinha103

Terezinha Domiciano fala sobre nomeação, transição e planos para UFPB

amidi (1)

Em reunião com Janildo Silva, Amidi reforça papel da mídia digital na Comunicação Institucional

ronaldocunhalimatv

Filme gravado em Campina Grande celebra a poesia de Ronaldo Cunha Lima

hamburguerer (2)

Pela primeira vez em João Pessoa, festival do hambúrguer reúne sabor e música

Varejo paraibano

Varejo da Paraíba registra terceiro maior crescimento do País, revela IBGE

joaoazevedoclose

João Azevêdo não vê manobra da base aliada em aprovação da ‘desconvocação’ de secretário na ALPB