Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Cabedelo participa de campanha de combate ao assédio e a importunação a mulheres

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A prefeitura de Cabedelo PMC), por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPM), participou, nesta quarta-feira (23), da ação de lançamento da campanha “Não é não nos Trilhos – Depois do não, tudo é assédio”. A iniciativa é uma parceria entre a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e as secretarias de mulheres dos 4 municípios da região metropolitana de João Pessoa, cobertos pela malha ferroviária da empresa.

A ação aconteceu na Estação Ferroviária da capital e mobilizou representações dos municípios participantes – João Pessoa, Cabedelo, Bayeux e Santa Rita -, dando início à campanha que objetiva coibir o assédio e a importunação sexual contra as mulheres nas estações e durante a utilização do sistema de trens urbanos.

“Trata-se de mais uma parceria realizada pela prefeitura visando combater o assédio e, também, outros tipos de violência contra as mulheres. É uma ação que utiliza ferramentas de propaganda para chegar às pessoas, nos vários espaços que elas frequentam. Desta vez o alvo são os transportes, pois sabemos do quantitativo de pessoas que utilizam os trens em demanda de nossas praias neste período. Mesmo não tendo festas de carnaval, a cidade recebe muitas pessoas e daí a importância dessa campanha contra o assédio”, declarou a secretária de políticas públicas para as mulheres, Priscilla Rezende.

O gerente de operações da CBTU, Otho Magno Viegas, destacou a importância da campanha, dado ao fluxo de usuários que utilizam o transporte ferroviário diariamente, com um número significativo de mulheres.

“A campanha atende a uma demanda das secretarias municipais que apoiam a causa feminina em todos seus aspectos e a CBTU caminha junto, em parceria, na condição de estar junto, adotar e abraçar as ações, para que possamos mostrar para os nossos usuários que a companhia também se preocupa com essa causa. É uma campanha de cunho educativo a que a empresa se une às secretarias específicas para atendimento a essa demanda nesse momento, próximo ao período carnavalesco. A preocupação, porém, é constante, assim como as campanhas de combate ao assédio”, comentou Viegas.

A estratégia básica da ação é a abordagem aos passageiros e a distribuição de panfletos. No caso específico dos trens o alerta aos passageiros para a necessidade de denunciar os casos de importunação e assédio no interior dos veículos. Além de panfletos contendo o lema da campanha, a ação também visa informar os canais de encaminhamento de denúncias como Polícia Civil (197), Polícia Militar (190), Disque Denúncia Nacional (180), além da Ouvidoria da CBTU.

“Hoje a campanha foi iniciada em João Pessoa e cada município ficou encarregado de promovê-la em suas respectivas estações. A ideia é que durante o período de carnaval, em Cabedelo, a campanha seja estendida para outros lugares muito frequentados no âmbito do município, como nossas praias. Os casos acontecem e, também, tem aumentado, então é importante falar, promover, educar e conscientizar por meio de campanhas como essa”, destacou a secretária Priscilla.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Monumento à Bíblia será erguido na Lagoa, anuncia Eliza Virgínia

Anteriores

amidisecitec (1)

Amidi e Secitec discutem cooperação para pesquisas e ferramentas contra fake news

reservecapa (1)

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

alpbservidores (1)

ALPB homenageia servidores com mais de 30 anos de serviços prestados à Casa

jaqueline1

Jaqueline Viana é condenada por propaganda antecipada em Cabedelo

camaraareial (1)

Eleição da Câmara Municipal de Areial é anulada pela Justiça

Drones festas

Festejos juninos: Segurança terá drones com reconhecimento facial e reforço do policiamento

Gripe, nebulização

Estado decreta situação de emergência em Saúde após aumento de doenças respiratórias

João Azevêdo close

João vai ao STF para barrar mudanças no prazo de liberação de emendas parlamentares

Sala de Tribunal

Irmãos acusados de matar e ‘concretar’ mulher são julgados em Pedras de Fogo

TCE PB pleno maio 2024

TCE aprova resolução que disciplina contratações temporárias de servidores públicos