Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Em João Pessoa, Onyx acusa imprensa de estimular lógica londrina de “lockdown”

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni (PL), esteve em João Pessoa na tarde desta terça-feira, 15, para apresentar o Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário. Em uma solenidade realizada no auditório da Fundação Cidade Viva, no Bessa, ele exaltou a política econômica do governo de Jair Bolsonaro (PL), exaltou a revisão da legislação trabalhista e citou que teriam sido gerados 3,9 milhões de empregos no período de julho de 2020 a dezembro de 2021. “O número de desempregados é grande ainda, abaixo da casa dos 11 milhões, mas o avanço é evidente”.

O auxiliar do presidente também criticou a mídia por defender o isolamento social no início da pandemia : “Hoje eu fico procurando na mídia aquele pessoal daquela rede de televisão que a gente sabe qual é e que dizia ‘fique em casa que a economia a gente vê depois’. Todo mundo faz cara de paisagem hoje porque o mundo quase foi destruído por uma lógica criada no Imperial College de Londres que tinha que fazer lockdown no mundo. Hoje, a Johns Hopkins provou que o lockdown serve para duas coisas: destruir a economia e aumentar o contágio da Covid-19”, disse o ministro para uma plateia de prefeitos paraibanos, acrescentando que o presidente Bolsonaro foi o primeiro “líder mundial” a estabelecer que a pandemia deveria ser tratada com equilíbrio.

Mas, o objetivo da visita de Onyx era divulgar o Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário. A iniciativa vai oferecer uma bolsa (que deve observar o valor do salário-mínimo hora), auxílio transporte (opcional) aos participantes, além de mais de 200 cursos de qualificação. A ação, realizada em conjunto com os municípios, visa amenizar os impactos sociais no mercado de trabalho causados pela pandemia da Covid-19.

O Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário é centrado em cursos de qualificação para trabalhadores desempregados combinado com a execução de atividades de interesse público nos municípios participantes. Priorizando os jovens entre 18 e 29 anos, e também os trabalhadores acima de 50 anos que estão fora do mercado há mais de dois anos, o programa pretende aumentar a empregabilidade desses trabalhadores e transferir renda por meio da bolsa qualificação.

“A prefeitura é que decide como essas pessoas vão trabalhar. Ela tem total liberdade. A pessoa trabalha meio turno e quem diz se é de manhã ou de tarde também é a prefeitura. Ela tem a responsabilidade de garantir que essa pessoa faça ao menos um curso de qualificação no semestre, oferecidos pelo Sistema S de graça. É um ano para mostrar sua qualidade, empenho e dedicação ao trabalho e para receber os certificados de qualificação que escolher”, explicou o ministro.

O Município que desejar aderir ao Programa Nacional de Prestação de Serviço Civil Voluntário deverá preparar uma estrutura mínima para a implementação efetiva do programa. A seguir, as principais decisões e ações necessárias:

Passo 1 – Definir desenho do Serviço Civil Voluntário em sua localidade, especificando:

a quantidade de vagas que serão ofertadas.
a permanência máxima do qualificando no programa (por exemplo, será 1 mês, 3 meses, …).
a carga horária do curso de qualificação (que deve ser no mínimo de 12 horas por mês, mas pode ser chegar até a 100 horas anuais) .
qual o perfil de curso será ofertado (por exemplo, assistente administrativo, confeitaria, auxiliar de manutenção, …).
quais são as atividades de interesse público a serem desenvolvidas no âmbito do Programa no município.
a carga horária a ser dispendida pelos qualificandos em atividades de interesse público (limitada a 22 horas por semana e a 8 horas por dia).

Passo 2 – Prover orçamento e incorporar o Programa à legislação municipal:

Como a participação no Programa envolve o pagamento de bolsas e auxílio-transporte pelo Município, além de ações administrativas é necessário que a lei orçamentária municipal preveja recursos para tanto.
A participação no programa também precisa ser formalizada na regulamentação local através de decreto ou lei municipal. Essa formalização deve, entre outras coisas, observar o definido na MP 1.099/2022 e registrar as decisões listadas no Passo 1.

Passo 3 – Realizar a seleção e classificação dos qualificandos:

Publicar edital de processo seletivo simplificado para seleção dos trabalhadores que participarão no Programa.
O edital deve conter as informações definidas no Passo 1 e outras informações relevantes (por exemplo, a priorização do público entre beneficiários do Auxílio-Brasil e inscritos no CadÚnico, critérios de desempate entre interessados, regras de desligamento do programa, formação de cadastro de reserva, etc.).
Realizar a seleção dos qualificandos.
Publicização dos nomes e CPF dos selecionados e dos incluídos em cadastro de reserva.

Passo 4 – Executar as ações do programa:

a participação dos qualificandos nos cursos;
a execução das atividades de interesse público pelos qualificandos;
o pagamento das bolsas;
a inscrição dos qualificandos no serviço de intermediação de mão de obra (ação recomendada, mas não obrigatória);
o envio das informações dos qualificandos e da execução local do Programa ao Ministério do Trabalho e Previdência. Esse envio será feito através do eSocial, em evento específico para o Programa, e será detalhado em regulamentação do Ministério do Trabalho e Previdência.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

mega sena agencia brasil

Aposta do Sertão da Paraíba ganha prêmio de R$ 38,6 mil na Mega-Sena

chuvas rio grande do sul FOTO tv brasil

Número de vítimas das chuvas sobe para 143 no Rio Grande do Sul

Deputada federal Amália Barros FOTO zeca ribeiro camara dos deputados

Deputada federal Amália Barros morre aos 39 anos

pista estrada FOTO Pixabay - Copia

Condutora morre após cair de moto na BR-104, em Cuité, na madrugada

facebook FOTO Pixabay

Justiça do Rio Grande do Sul determina retirada de notícias falsas do Facebook

flaviofabres (1)

Embolia pulmonar causou morte de Izabela Toscano, vítima de desabamento na UP Garden

viatura policia civil pb FOTO Ascom PCPB

Mulher é presa após fingir latrocínio e, depois, confessar que matou marido na PB

chuvas rio grande do sul FOTO gustavo mansur palacio piratini

Chuva afeta mais de 2 milhões de pessoas no Rio Grande do Sul

donativos rio grande do sul FOTO fabio rodrigues pozzebom agencia brasil

Mais de 400 toneladas de donativos são enviadas ao Rio Grande do Sul

lisboa portugal FOTO Pixabay

Polícia Federal extradita traficante de Portugal preso em Angra dos Reis, no RJ