Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Padre Marcelo, o daqui, e a missa por Martinho Moreira Franco

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O padre Marcelo, a que me refiro, tem, entre seus compromissos dominicais, a celebração da missa das 11h15 na Paróquia Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens, que está localizada na avenida Monsenhor Walfredo Leal –  cidade de João Pessoa. E mais uma vez conduziu essa celebração, neste domingo 6 de fevereiro, com as mesmas sapiência e fluência que muito cativam aos que o ouvem/assistem. E nesta missa, entre suas intenções, constou a de reiteração do pedido a Deus para que Martinho Moreira Franco, que há um ano deixou a vida terrena, seja mantido à direita do Pai e lá permaneça distribuindo, entre  nós, o  que aqui ele, Martinho, sempre soube dar e exercitar: amor, solidariedade, simplicidade!

“Faltou Martinho” foi o título do artigo de Gonzaga Rodrigues publicado em A União do sábado, 5 de fevereiro. E foi através desse texto de Gonzaga, em seu último parágrafo, que primeiramente me inteirei sobre a missa que seria celebrada pela alma de Martinho Moreira Franco. Nesse parágrafo, depois de elogiar o novo visual de A União, especialmente a recente edição de 2 de fevereiro, comemorativa dos seus 129 anos de fundação, disse Gonzaga: – “Só faltou mesmo o imprimatur do Martinho, que a missa de ano vai lembrar amanhã, e que daqui do meu íntimo estarei com ele”.

De minha parte senti-me no compromisso de pessoalmente estar presente a esta missa, isto porque, quando Martinho ainda aqui entre nós, eu o convidando para aceitar ser o homenageado/patrono do 11º Prêmio AETC-JP de Jornalismo, em 2012, ele, Martinho, “tão avesso aos holofotes”, disse-me: “Amigo Colin Powell, não confie muito em minha timidez, não, porque de repente ela pode me levar a faltar à solenidade…” (Colin Powell fora o general americano superpoderoso no Governo Bush como Secretário/Ministro de Estado. Segundo Martinho, a fisionomia dele – Colin Powell – fazia lembrar a minha. E por isto ele, Martinho, em artigo que escreveu sob o título “O cara que é a cara da AETC”, expressou que “a cada vez que Colin Powell aparece em reportagens televisivas, penso que é Mário Tourinho aqui em nossas tvs”).

Neste um ano sem a presença física de Martinho Moreira Franco entre nós, o sentimento não só da família, mas também de seus amigos, é o de que, pelos bons exemplos que deu em vida, ele continua, sim, entre nós, a inspirar-nos! E esta vida exemplar que viveu e irradiou, ele resumia na canção/oração que tinha sempre pronta para exaltar, que é a Oração de São Francisco, que sua família fez distribuir ao final da missa, caracterizando suas saudades eternas: – “Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz/ Onde houver ódio que eu leve o amor/ Onde houver ofensa que eu leve o perdão/ Onde houver discórdia que eu leve a união/ Onde houver dúvidas que eu leve a fé/ Onde houver erro que eu leve a verdade/ … / Pois é dando que se recebe/ É perdoando que se é perdoado/ E é morrendo que se vive para a vida eterna!”

Esta canção/oração não era só declarada/entoada por Martinho. Era mesmo por ele praticada, onde ele estivesse: em família, entre amigos e na atividade profissional como excepcional jornalista que foi!… Um profissional assim definido por Fernando Moura, no lançamento do 11º Prêmio AETC-JP de Jornalismo, em 2012, que o homenageou: – “Venho aqui trazer o abraço de A União, onde Martinho também trabalha, e ressaltar a paixão dele pela informação e pela verdade”. Ou como Gonzaga Rodrigues expressou naquela mesma solenidade de 2012: – “É o jornalista mais enxuto nos textos, de melhor informe, o correspondente disputado, o mais bem informado de meus amigos”.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ovideopeb

Repórter fotográfico Ovídio Carvalho morre após AVC hemorrágico

e07182fd7b5bb369c559e5df8d741030

Roberto Paulino lança chapa com João Azevêdo e Hugo Mota para Senado

ph1

PH explica motivo pelo qual influenciadora sem calcinha foi expulsa da Casa

Polícia prende dupla suspeita de tentar arremessar drogas dentro de penitenciária em Sousa

Polícia prende dupla suspeita de tentar arremessar drogas dentro de penitenciária em Sousa

claudiaeregina (1)

Neta de escravizados, filósofa Regina Célia ministra workshop sobre política para paraibanas

ambulancia FOTO Pixabay

Motorista morre após carro capotar na BR-361, em Catingueira

obra pedreiro construcao civil FOTO Pixabay

Sine-PB divulga 461 vagas de emprego em 11 municípios paraibanos

Brasília (DF), 19/04/2023 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante cerimônia comemorativa do Dia do Exército, no Quartel-General do Exército, em Brasília. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em mensagem do Dia das Mães, Lula se solidariza com vítimas das chuvas

dinheiro_real FOTO Pixabay

Desenrola para MEI e micro e pequenas empresas começa nesta segunda-feira

mega sena agencia brasil

Aposta do Sertão da Paraíba ganha prêmio de R$ 38,6 mil na Mega-Sena