Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

E o que é “centro-esquerda”?!… Ou “centro-direita”?!…

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Concluí o artigo anterior, titulado “O que é ser de esquerda?!… Ou de direita?!…”, dizendo que em minha avaliação pessoal – como já adulto desde o regime militar (1964 a 1985, com os generais-presidentes Castelo Branco, Costa e Silva, Garrastazu Médici, Ernesto Geisel e João Figueiredo) e, obviamente, nestes últimos 37 anos de governos civis (José Sarney, Fernando Collor, Itamar Franco, Fernando Henrique, Luiz Inácio, Dilma Rousseff, Michel Temer e agora Jair Bolsonaro) – não avalio nenhuma parte desse período (que compreende um pouco mais que 50 anos) como nem de pura direita nem de pura esquerda. E disse que o avalio como de centro-direita em alguns tempos e em outros tempos como de centro-esquerda. De direita, pura, ou de esquerda, pura, não avalio assim!

Note-se que há diferenças interpretativas até entre os próprios historiadores em relação ao período 1964-1985, uns denominando-o como “do regime militar” e outros como “de ditadura militar”. Quanto ao período de 1985 para cá, quem, dentre os oito presidentes acima citados, é/foi da direita pura ou da esquerda pura?!… Entendo que em uma Democracia não há como governar e fazê-lo satisfatoriamente agindo sob a forma de um desses dois extremos.

Por isto, minha avaliação é a de que, também nestes últimos 37 anos, os governos sempre estiveram agindo sob a concepção mais considerada como de centro, ora pendendo um pouco para a direita (centro-direita), ora pendendo um pouco para a esquerda (centro-esquerda). Note-se que, mesmo no governo  Bolsonaro que há quem o considere como de “direita pura”, para  conseguir aprovar alguns projetos de seu especial interesse precisa valer-se de parlamentares tidos como “do centro”. De igual modo até o governo de Lula, em relação ao qual tem quem o considere como tendo sido de “esquerda pura”, para aprovar alguns dos projetos tidos como de interesse prioritário, precisou valer-se, também, de parlamentares “do centro”.

Afinal, a Constituição Federal determina que no Brasil deve prevalecer a Democracia. E, como já se disse, “Democracia é moderação”, “Não existe Democracia na base da porrada”, “O regime democrático é do respeito pelo outro” e “É o melhor dos sistemas”. Destaco, por fim, a polêmica frase atribuída ao imortal chanceler e escritor Winston Churchill: “A Democracia é o pior dos regimes, mas não há nenhum sistema melhor que ela”.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Morre aos 95 anos ator paraibano José Santa Cruz

Morre ator paraibano José Santa Cruz, ex-integrante do Zorra Total e dublador do Dino