Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

“A Voz de Ouro ABC” 1960: Clara Nunes em MG; Salete Léllis na PB!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Lá em torno dos anos 60 “A Voz de Ouro ABC” era – como que comparando – uma espécie do “The Voice Brasil” dos tempos de hoje! Mas, claro, a força da comunicação (lá em 1960) estava no Rádio. A Televisão era incipiente, vez que sua inauguração dera-se apenas dez anos antes (1950). O Rádio, não! Este sistema, o do Rádio, nascido aqui no Brasil em começo dos anos 1920, já estava “no ar” há cerca de 40 anos naquele concurso “A Voz de Ouro ABC” de 1960! E por óbvio o grande canal de transmissão deste concurso era/foi o Rádio.

Esse “A Voz de Ouro ABC” tinha a fase regional (estadual) e a fase nacional, nesta obviamente reunindo os vencedores estaduais. Pretendo reportar-me a esta fase regional, aqui na Paraíba, porquanto a vencedora desse concurso, em 1960, foi Salete Léllis que está completando 80 anos de idade no 21 de novembro corrente, continuando distribuindo seu bonito sorriso e ainda – como ela assim prefere dizer – “cantarolando”!

Para esclarecer aos mais jovens o quanto da importância e do prestígio de “A Voz de Ouro ABC” no âmbito do mundo artístico brasileiro, em 1960 a vencedora da fase regional em Minas Gerais foi a inesquecível cantora Clara Nunes (que também gravou “Feira de Mangaio” do paraibano Sivuca) e compôs, dentre outras belas canções, “O mar serenou”! Clara Nunes, como se sabe, inesperadamente, teve problemas de saúde (reação alérgica) após uma cirurgia de varizes, falecendo em 1983.

Pois, bem! Recentemente me encontrei pessoalmente com a vencedora do certame “A Voz de Ouro ABC” de 1960 – fase regional da Paraíba, que,  como já dito, corresponde a esta ainda jovem de 80 anos, Salete Léllis!… Esse encontro aconteceu na solenidade promovida pela APCA (Academia Paraibana de Ciência da Administração) para o lançamento do livro “Administração Aplicada à Arquivologia” da autoria de seu filho, Jimmy Léllís, em conjunto com a professora Ana Carla de Queiroz. Nesse encontro, em breve bate-papo, surgiu referências aos programas de auditório que “lá naqueles tempos” realizavam-se na Rádio Tabajara, então instalada na avenida Rodrigues de Aquino – centro de João Pessoa. Eu, então jovem bem jovem de uns 15 anos, era “macaco de auditório”. E aí foi lembrado o concurso “A Voz de Ouro ABC”, eu, bem ali, frente a frente, com a campeã paraibana de 1960!

Parabéns Salete Léllis por seu aniversário de 80 anos bem vividos e de irradiação de alegrias aos que lhe cercam! Parabéns também pela felicidade proporcionada aos paraibanos naquele “A Voz de Ouro ABC” de 1960, interpretando Dalva de Oliveira e Altemar Dutra!

Mais e mais “parabéns”!

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ambevviamao (1)

Ambev para a produção de cerveja para envasar água potável para o Rio Grande do Sul

cidaramos1

Cida Ramos presta solidariedade a Cláudia Carvalho contra ataque de deputado

danniloalpb

Jornalista Danilo Alves recebe título de cidadania paraibana

sebraepb1 (1)

NEon: Sebrae lança maior evento de empreendedorismo e inovação na Paraíba

joaobsb1 (1)

João Azevêdo solicita investimentos em segurança hídrica em reunião no Ministério da Integração

alpb0705 (1)

ALPB aprova projeto que reconhece portadores de fibromialgia como PCDs

agentedengue (1)

João Pessoa reduz número de casos notificados de arboviroses

uniesp (1)

Uniesp é ponto de coleta de doações para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

todomundiodeia

Imagineland anuncia mais um ator da série ‘Todo Mundo Odeia o Chris’

Explosivos apreendidos em Princesa Isabel

PM aborda caminhonete e apreende explosivos na cidade de Princesa Isabel