Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Acertos/desacertos de “um tal de Queiroga”

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Há pouco mais de dois meses eu aqui escrevi que, de princípio, não acreditei no que expressara o noticiário da 5ª feira, 10 de junho, segundo o qual o presidente Bolsonaro, diante de apoiadores, afirmara que conversou com “um tal de Queiroga, nosso ministro da saúde”, para “ultimar” um parecer visando desobrigar o uso de máscara (a de proteção contra a covid).

Realente não acreditei que o presidente Bolsonaro tivesse se referido ao ministro da saúde, também presidente licenciado da Sociedade Brasileira de Cardiologia, chamando-o de “um tal de Queiroga”! E nem concebi que nosso conterrâneo, cientista de notabilidade, Marcelo Queiroga, fosse assinar aquele parecer, até porque toda sua postura no exercício do cargo de ministro dera-se em defesa do uso da máscara como equipamento indispensável nesse combate à presente pandemia!

Eu dissera mais! Disse que nosso conterrâneo, mesmo pretendendo, por amor ao Brasil, manter-se no cargo, jamais se comportaria como aquele ex-ministro da saúde que afirmou que “o exercício da função é simples assim: um manda e o outro obedece”.

Agora, dias atrás, nosso conterrâneo deixa a todos nós estupefatos com suas declarações públicas criticando as leis estaduais que prescrevem multas contra os que, nos ambientes para tal exigido, não façam o uso  da máscara! A propósito, o jornalista Josival Pereira, em artigo bem repercutido, avaliou que essa postura ocorrera como “salvo-conduto” ao presidente Bolsonaro que já recebeu várias multas por não utilizar a máscara em lugares que a exigem. Pior: – nosso conterrâneo Marcelo Queiroga desdenhou da legislação (e obviamente de nossas Casas Legislativas) ao dizer que o país já tem leis às mil sem que as pessoas obedeçam-nas! Por isto, seu posicionamento, em vez do de obrigatoriedade do uso da máscara,  é o de que se realizem campanhas de conscientização quanto à necessidade desse equipamento no combate  à covid!

Pessoalmente eu concordaria – concordaria, repito – com o conterrâneo Queiroga desde que ele já tivesse conseguido conscientizar o presidente Bolsonaro nesse uso da máscara. Sem essa adesão do chefe da nação, e, por consequência, sem seu (bom) exemplo a respeito, não há campanha, por mais bem elaborada que seja, que vá conscientizar os negacionistas a esse desejado e necessário uso da máscara. É a mesma dificuldade que tem um pai ou uma mãe de dizerem que o filho ou a filha não fumem sem que esses pais deem o (bom) exemplo!…

Para concluir, entendo pertinente reproduzir o que eu já dissera naquele artigo de meados de junho próximo passado:

– Como Marcelo Queiroga tem repetido que aceitou a missão de ministro para poder contribuir com o seu (o nosso) país, ele – Queiroga – também sabe que em uma missão dessa grandeza não deve, nem pode, executar o que sua própria consciência aponta como um desacerto. Agir assim, nesse desacerto, seria uma descaracterização e desmonte de sua própria história técnico-científica.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

flaviofabres (1)

Embolia pulmonar causou morte de Izabela Toscano, vítima de desabamento na UP Garden

viatura policia civil pb FOTO Ascom PCPB

Mulher é presa após fingir latrocínio e, depois, confessar que matou marido na PB

chuvas rio grande do sul FOTO gustavo mansur palacio piratini

Chuva afeta mais de 2 milhões de pessoas no Rio Grande do Sul

donativos rio grande do sul FOTO fabio rodrigues pozzebom agencia brasil

Mais de 400 toneladas de donativos são enviadas ao Rio Grande do Sul

lisboa portugal FOTO Pixabay

Polícia Federal extradita traficante de Portugal preso em Angra dos Reis, no RJ

cerveja FOTO Pixabay

Polícia prende investigado por receptação de 1.600 caixas de cerveja roubadas na Grande João Pessoa

acquai park jp

Sudene aprova financiamento para Acquaí Park & Resorts em João Pessoa

criança-abuso-estupro-medo-menina-FOTO-Pixabay

Polícia prende mulher condenada por abuso sexual contra sobrinha em Campina Grande

Homem é preso no Bessa com carro clonado após fugir da PRF na BR-230_

Homem é preso no Bessa com carro “clonado” após fugir da PRF na BR-230

mega sena FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 47 milhões