Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Conselho do CCHLA aprova repúdio ao ministro da Educação

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Conselho do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) aprovou hoje um voto de repúdio ao ministro da Educação, Milton Ribeiro por causa de uma declaração recente do auxiliar de Jair Bolsonaro. O pastor disse que “a universidade deveria ser para poucos”.

Em entrevista ao programa Sem Censura, da TV Brasil, o ministro da Educação Milton Ribeiro, disse que as universidades deveriam ser “para poucos” e que as formações na área técnica são as mais promissoras. Durante o programa, Ribeiro também reiterou a necessidade do retorno das aulas presenciais e criticou aqueles que politizam a questão criado empecilhos para a abertura das escolas.

Ao contrário do pensamento de Milton, o conselho reafirmou “sua crença de que a educação é um direito de todas e de todos, fundamento primeiro para a redução das desigualdades sociais e para a construção de uma sociedade livre, justa e solidária no Brasil, tal como inscrito na Constituição Federal de 1988.”

VOTO DE REPÚDIO À DECLARAÇÃO DO MINISTRO DA EDUCAÇÃO

O Conselho do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da UFPB, reunido nesse dia 11 de agosto de 2021 – dia d@ estudante -, apresenta seu voto de repúdio ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, por sua declaração de que “a universidade deveria ser para poucos”.

Em oposição a esta afirmação, este Conselho reafirma sua crença de que a educação é um direito de todas e de todos, fundamento primeiro para a redução das desigualdades sociais e para a construção de uma sociedade livre, justa e solidária no Brasil, tal como inscrito na Constituição Federal de 1988.

A educação superior, em especial, mais do que fornecer diplomas em distintas áreas do conhecimento, é fundamental para “estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo”, tal como consigna a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), devendo por isso ter seu acesso ampliado no nosso país.

Assim, ao reafirmar seu compromisso inarredável com a democracia e com os direitos humanos, o Conselho do CCHLA acredita que o acesso à educação superior no Brasil deva ser ampliado, e nunca reduzido, por se constituir em um instrumento de democratização da nossa sociedade.

CONSELHO DO CCHLA / UFPB

João Pessoa, 11 de agosto de 2021

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa narra agressão cometida por 7 homens e pedrada na cabeça; ouça

joaoazevedoclose

João Azevêdo destaca investimentos na educação no lançamento do programa Pé-de-Meia na PB

concursouni

Governo decide adiar provas do 1º Concurso Nacional Unificado

terezinhacamilo (1)

Ministro da Educação sinaliza que Terezinha será confirmada como reitora da UFPB

Francisco de Assis Rodrigues de Lima, prefeito de Cajazeirinhas

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Festa Junina

MP recomenda medidas para garantir segurança e meio ambiente no São João de Monteiro

Cícero e Janine Lucena

Cícero explica que mandado contra Janine foi motivado por ligação desconhecida

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por participar de rinha de galos e ameaçar deputada

Sabadinho Bom, 1

Sabadinho Bom apresenta Luizinho Calixto e sua sanfona de oito baixos

Operação Mandare

PMJP instaura procedimento para apurar ligação de servidores com traficantes