Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Rafafá pede prioridade de casais LGBTQIA+ no programa Casa Verde e Amarela

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O deputado federal Rafafá (PSDB) apresentou o projeto de lei nº 1946/21 para incluir famílias formadas por casais homoafetivos no grupo a ser priorizado na seleção e hierarquização dos beneficiários do Programa Casa Verde e Amarela, conhecido anteriormente como ‘Minha Casa, Minha Vida’. Defensor da causa LGBTQIA+ na Câmara dos Deputados, o parlamentar lamenta o preconceito e homofobia existentes também nos processos de seleção de beneficiários em programas sociais no País e busca reduzir a discriminação e garantir o acesso a essas propostas.

“Somos um país marcado pela violência e preconceito à comunidade LGBTQIA+ e seria até ingenuidade acreditar que a conquista a direitos e projetos seriam fáceis de acontecer. Esse projeto é uma forma de tentar amenizar essas desigualdades, já que na prática, a estrutura familiar heterossexual tradicional ainda é a única aceita com facilidade e não se encaixar nesse formato traz empecilhos e barreiras para cidadãos que não se enquadram nesse contexto”, pontuou.

De acordo com a Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg), desde 2011, o Brasil já registrou 127.217 uniões entre casais homossexuais. Apesar do avanço em direitos civis, dados do Grupo Gay Brasil (GGB) mostram que, a cada 23 horas, uma pessoa é morta por homofobia no Brasil, que por 12 anos seguidos, ocupa o primeiro lugar no ranking de assassinatos de transexuais conforme o observatório americano Trans Murder Monitoring.

Ao apresentar o projeto, Rafafá ressaltou que incluindo o grupo entre as prioridades no processo de seleção aos benefícicos, garante o direito à moradia a um grupo discriminado e que já enfrenta diversas dificuldades no país. O Projeto altera a lei nº 14.118, e caso aprovado, fará com que a legislação aplique os critérios de seleção para casais homoafetivos assim como já prevê a prioridade para famílias que tenham a mulher como responsável pela unidade, pessoas com deficiência ou idosos no núcleo.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

gusfavo1

Candidato de 30 anos morre ao passar por exame físico do concurso da PM

pbtur1 (1)

Governo da Paraíba impulsiona o turismo com ações estratégicas de divulgação

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa narra agressão cometida por 7 homens e pedrada na cabeça; ouça

joaoazevedoclose

João Azevêdo destaca investimentos na educação no lançamento do programa Pé-de-Meia na PB

concursouni

Governo decide adiar provas do 1º Concurso Nacional Unificado

terezinhacamilo (1)

Ministro da Educação sinaliza que Terezinha será confirmada como reitora da UFPB

Francisco de Assis Rodrigues de Lima, prefeito de Cajazeirinhas

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Festa Junina

MP recomenda medidas para garantir segurança e meio ambiente no São João de Monteiro

Cícero e Janine Lucena

Cícero explica que mandado contra Janine foi motivado por ligação desconhecida

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por participar de rinha de galos e ameaçar deputada