Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Para cobrar ações de infraestrutura, Zé da Buraqueira é levado à Câmara

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Alertar o poder público sobre a necessidade de atender as demandas da população e conscientizar os cidadãos a respeito da importância de reivindicar os seus direitos. Com esse objetivo, Edmílson Soares de Lima, morador do Bairro de Cruz das Armas, criou o personagem "Zé da Buraqueira", que visitou ontem de manhã a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), para divulgar e pedir apoio para suas ações.
 
Incomodado com o grande número de buracos resultantes de obras inacabadas de esgotamento sanitário em seu bairro, Edmílson inspirou-se no personagem "João do Buracão", do Rio de Janeiro – que ganhou repercussão nacional através da mídia –, e resolveu criar "Zé da Buraqueira" para chamar a atenção das autoridades públicas locais para a necessidade de resolver o problema. “Todas as vezes que "Zé da Buraqueira" foi utilizado para reivindicar o conserto de buracos, calçamento de rua e outras demandas da comunidade, as solicitações foram atendidas”, garante Edmílson.
 
Após o sucesso da iniciativa, que teve início em maio de 2009, o personagem passou a ser requisitado por várias associações de bairros e cidadãos interessados em cobrar ações de governo. “Zé da Buraqueira já passou por vários bairros de João Pessoa e outros municípios da Paraíba. Onde houver solicitação, ele estará”, assegurou o criador.
 
“Ele também já foi utilizado em campanhas educativas para conscientizar a população a respeito da importância do uso da faixa de pedestre, da realização de coleta seletiva, do combate à dengue, entre outras, e abraçou outras causas como a luta pela não-violência contra a mulher”, informou Edmílson.
 
O personagem foi levado a plenário através da solicitação do vereador Zezinho Botafogo (PSB), que destacou a importância de iniciativas como essa para o bom exercício da cidadania. “Atitudes como esta mostram como é importante a participação popular para cobrar ações efetivas do poder público. Zé da Buraqueira já serviu para que diversas solicitações da população fossem atendidas”, reforçou o parlamentar.
 
Devido à grande demanda para a utilização de "Zé da Buraqueira", Edmílson decidiu criar "Chiquita Entulho da Buraqueira". “Chiquita nasceu da necessidade de ajudar o companheiro Zé, que estava com muita demanda”, esclareceu Edmílson. “E ela está grávida. Em breve teremos também Chiquinho do Buraquinho”, avisou.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Morre aos 95 anos ator paraibano José Santa Cruz

Morre ator paraibano José Santa Cruz, ex-integrante do Zorra Total e dublador do Dino